Visibilidade internacional
O Bureau Brasileiro de Turismo de Golfe (BBTG), braço da Confederação Brasileira de Golfe (CBG), deu em parceria com a Embratur mais um importante passo para a divulgação do golfe brasileiro com a participação na International Golf Travel Market 2008.
A IGTM é a principal feira do trade de turismo do golfe mundial. De 17 a 20 de novembro, reuniu mais de 1.300 profissionais do turismo de golfe de 63 países e contou com a presença do Bureau e seus parceiros como expositores e como patrocinador do evento em Marbela, na região da Andaluzia, na Espanha.
Para o turismo de golfe nacional, a experiência foi excelente. Durante o evento foi possível notar um interesse muito maior pelos destinos do Brasil em relação a 2007. Além da ótima visibilidade do estande do BBTG e seus parceiros (um dos maiores da feira), o Bureau ainda foi um dos patrocinadores do evento, com exposição de sua logomarca nas principais áreas de circulação do evento, além de um seminário de 30 minutos para mais de 60 pessoas (o mais assistido do evento).
Um vídeo institucional, com a campanha Brasil Sensacional, mostrou a diversidade dos destinos brasileiros, que oferecem sol durante todos os dias do ano, além de um grande número de atrativos. O diretor de Turismo do Bureau Brasileiro de Golfe, Michael Nagy, apresentou detalhes sobre os campos de golfe existentes no Brasil, grande parte deles localizados em empreendimentos turísticos, como hotéis e resorts, em meio a paisagens deslumbrantes.
Para o canadense Adrienne Beattie, um dos participantes do evento, a apresentação foi bastante positiva. “Foi uma surpresa descobrir que o Brasil possui uma grande quantidade de campos de golfe”, explica. Já para Sazali Bava, da World Golfers Championhip, de Cingapura, o Brasil se posiciona como um potencial destino para viagens de longa distância. “Mais que os bons campos de golfe, o País tem um clima atraente e belas paisagens”, reforçou Sazali.
Ao término do seminário, promoveram um sorteio de uma viagem de cinco dias para a Costa do Sauípe, na Bahia. O prêmio inclui serviço aéreo completo (nacional e internaional), receptivo, hospedagem, alimentação e green feees para os campos Sauípe Golf Links e Iberostar Praia do Forte Golf Club.
O ganhador do pacote foi Robert Sander (na foto abaixo), da empresa GolfSpot.com. Ele fará sua viagem acompanhado de sua esposa, Micki Sander, presidente da companhia. A GolfSpot.com é uma empresa que cuida da informação e promoção dos campos de golfe de todo o mundo para o público norte-americano e também monta pacotes personalizados de turismo de golfe para esses clientes.
O casal, que reside em Dallas, no Texas, EUA, já teve a oportunidade de conhecer o Brasil uma vez, quando jogou nos campos de Sauípe, Comandatuba, Itanhangá e Gávea. Segundo eles, será um prazer voltar ao país e ver tudo o que há de novo no golfe nacional.
É importante destacar que a presença de Mick Sanders nessa viagem é de suma importância para o golfe brasileiro, já que como jornalista ela poderá auxiliar na divulgação do produto brasileiro nos EUA. Inclusive Mick já demonstrou interesse em incluir o país em seu site sobre o turismo de golfe mundial.
Além do BBTG e da Embratur, fizeram parte do estade brasileiro a Golf Corporate, a Bahiatursa, a Team Tours Brasil e a TAM Viagens.
Sobre o Bureau – Criado em 2003, o Bureau Brasileiro de Turismo de Golfe (BBTG) congrega os campos de golfe de turismo, hotéis com campos de golfe, operadoras turísticas, companhias aéreas e empresas prestadoras de serviço nesta área. O Bureau conta com um Conselho Deliberativo composto por representantes da Confederação Brasileira de Golfe e dos diversos segmentos participantes, que é responsável por definir as diretrizes da organização, suas ações, seus projetos, e os critérios para que entidades ou empresas não vinculadas possam vender seus produtos dentro das ações do Bureau.
Entre os objetivos do Bureau estão promover mundialmente o Brasil como um destino internacional de golfe, divulgar os empreendimentos de golfe junto aos golfistas brasileiros, incrementando o turismo interno de golfe, e apoiar os empreendimentos do ponto de vista técnico, econômico-financeiro e operacional para garantir um padrão de qualidade de nível internacional que permita o crescimento do setor.