Confederação Brasileira de Golfe

Vídeo mostra repercussão de Japeri na Escócia

08 de maio de 2009

Vicky Whyte, presidente da Associação Golfe Público de Japeri, relatou para a nata do golfe mundial a experiência de inclusão social por meio do esporte proporcionada pelo primeiro campo público de golfe do país, localizado num dos municípios mais pobres da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro.

ASSISTA AQUI AO VÍDEO SOBRE O EVENTO

A dirigente, que também é vice-presidente da área técnica da Confederação Brasileira de Golfe, ministrou uma palestra sobre o assunto no Working for Golf, um ¬dos principais eventos da indústria do golfe mundial, que aconteceu em St. Andrews, na Escócia, entre os dias 28 de abril e 1º de maio. O evento foi organizado pelo R&A, entidade que rege o golfe mundial.

"O trabalho que tem sido feito é absolutamente maravilhos. O que precisamos é mais disso. Espero que tenhamos instigado vocês a criar ou a suportar projetos similares ao redor do mundo", disse Peter Dawson, executivo-chefe do R&A.

Vicky falou sobre a eficácia do projeto social desenvolvido em torno do esporte em Japeri. Em 2008, a Escola de Golfe foi indicada pela máxima autoridade do golfe mundial como modelo de integração social com o golfe. Durante a apresentação, foi exibido um filme sobre Japeri feito pelo R&A, seguido por uma apresentação sobre o campo, sobre a escola de golfe e as competições disputadas pelos alunos, moradores da região. Todos os presentes receberam um DVD com cópia do filme.

Segundo a presidente da AGPJ, o projeto chamou a atenção dos 156 delegados de 97 países que estiveram presentes ao evento. Depois da palestra, Vicky respondeu a questões dos espectadores por mais de 40 minutos. “Todos acharam o projeto fantástico. Pelo menos 60 pessoas vieram me dar os parabéns após a palestra”, contou.

“A ideia do R&A foi mostrar como o golfe pode ajudar num projeto social. Vários delegados de vários países vão tentar começar um projeto como esse”, disse a dirigente. Também foram apresentados outras ações, como o First Tee, dos EUA, e um projeto social no Butão, na Ásia.

Graças à palestra, o projeto realizado em Japeri está sendo conhecido pelo mundo inteiro. Estiveram presentes na apresentação representantes R&A, da United States Golf Association (USGA) e da International Golf Federation (IGF), além de entidades de golfe amador e profissional do mundo todo.

Foram também abordados na Working for Golf assuntos como a possível volta do golfe às Olimpíadas, regras do esporte, tecnologia, rankings e desenvolvimento do golfe ao redor do mundo.

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site