Confederação Brasileira de Golfe

Viajar e jogar

03 de junho de 2009

POR HENRIQUE FRUET*

Já está na hora de programar suas tacadas nas férias. Com as proximidades do meio do ano, há uma série de torneios programados em resorts brasileiros. Uma programação prévia cai bem, pois quanto mais cedo comprar as passagens aéreas, por exemplo, maiores são os descontos. Vale a pena checar se sua companhia aérea não cobra excesso de peso pelo transporte da taqueira para evitar surpresas desagradáveis na hora do embarque. Há também uma boa opção para quem quer viajar com o próprio carro.

De 24 a 28 de junho acontece o I Iberostar Open de Golfe, primeiro torneio próprio do Iberostar Praia do Forte Golf Club, campo desenhado por P.B. Dye no litoral norte. O torneio será disputado em stroke play (scratch masculino e feminino e handicap índex 0 a 18 masculino) e stableford (demais categorias). A programação inclui coquetel de abertura no dia 25, dois dias de competição, happy hour no dia 26 e cerimônia de premiação com jantar. Está programada também a realização da ESPN Golf Academy, clínica de golfe ministrada pelo golfista profissional e comentarista da ESPN Ricardo Melo. Quem não joga poderá aproveitar o resort, visitar Salvador ou esquecer da vida na praia. A organização é da GT Golfe e Golf Travel.

Na semana seguinte, de 1º a 5 de julho, é a vez do Terravista Golf Club, de Trancoso, também na Bahia, sediar o 2º Open de Golfe Club Med. Serão disputadas quatro categorias masculinas e duas femininas, com prêmios especiais para jogadores seniores (associados da ABGS e maiores de 60 anos têm desconto na hospedagem e na inscrição). É uma boa oportunidade para conhecer um dos campos brasileiros mais famosos do mundo – recentemente, uma foto do Terravista foi capa do livro da Golf Digest americana que lista os melhores campos do planeta. O campo desenhado por Dan Blankenship tem como cartão-postal o buraco 14, par 3 onde o golfista tem de dar um tiro por cima das falésias à beira-mar. Um visual e tanto. Os familiares e acompanhantes do golfista que ainda não foram picados pelo mosquito do golfe podem aproveitar as várias atividades do Club Med, que incluem outros esportes, e curtir a bela praia de Trancoso e passeios pela região. O torneio também é organizado pela Golf Travel.

Uma semana depois, é hora de pegar o carro e rumar para o Novo Frade, resort localizado em Búzios, litoral sul do Rio de Janeiro. De 10 a 12 de julho acontece o III Festival de Golf, composto de três torneios paralelos. O Torneio Aruba 2009, disputado na categoria individual e na modalidade stableford, premiará os campeões com a possibilidade de representar o Brasil no tradicional Aruba Pro-Am International Golf Tournament, que vai ocorrer em agosto nesse país do Caribe. A Copa Interclubes será um torneio entre clubes de todo o país, com premiação individual em seis categorias masculinas e três femininas. A equipe vencedora terá direito de defender o seu título no ano seguinte sem custos – é o que o time do Itanhangá Golf Club, campeão em 2008, fará este ano. Já o Torneio ABGS do Frade será disputada nos mesmos moldes da Copa Interclubes. A diferença é que valerá apenas para os jogadores sêniors e pré-seniors membros da entidade. Após a final, está programado um passeio de catamarã pelas ilhas da região – nada melhor para comemorar uma bela partida (ou, na pior das hipóteses, esquecer as tacadas ruins).  O torneo é organizado pela Golfe & Cia.

* O colunista é jornalista há 13 anos e golfista há 7. Edita o www.blogolfe.com.br e dirige a Albatroz Comunicação, agência de notícias e de comunicação especializada em golfe. 

O ponto de vista dos colunistas não expressa necessariamente a opinião da CBG

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site