Unibanco renova patrocínio ao Slope System
O Unibanco e Unibanco AIG renovaram o patrocínio ao Slope System, sistema que considera as dificuldades existentes em cada campo de golfe e sua influência na performance do jogador para a determinação do handicap. Implantado em 2005 com o apoio do Unibanco AIG, o Unibanco Slope System já foi adotado em todo o país. O sistema é uma adaptação do sistema utilizado pela United States Golf Association (USGA) e é usado em boa parte do mundo.
Um dos trabalhos necessários para a existência do sistema é uma medição dos campos de golfe. Além das distâncias, esse estudo leva em conta a presença e localização de obstáculos como bancas de areia, lagos e hazards em geral, além de analisar também fatores como largura da raia, tamanhos dos greens e localização de árvores, entre muitos outros fatores que determinam o grau de dificuldade de cada campo.
Até agora, já foram medidos pela equipe de raters da Confederação Brasileira de Golfe (CBG) mais de 70 campos brasileiros. “É um trabalho que não acaba. Além dos campos que já foram medidos, há os campos que precisam ser parcialmente medidos novamente pois passaram por mudanças”, diz o diretor de handicap da CBG, Miguel Dorin, que coordena as equipes responsáveis pelas medições. As mudanças às quais Dorin se referem são, por exemplo, mudanças de tees e greens e reformulações de buracos.
A equipe de raters da CBG, formada por voluntários, já está trabalhando em 2009: fizeram as medições do campo do Portal Japy Golf Club, em Cabreúva (SP), e realizaram revisões nos campos do Itanhagá Golf Club (RJ) e PL Golf Club (SP).
Além desse trabalho, o Slope System necessita também de um sistema informatizado para manter o controle de todos os cartões lançados por golfistas federados no país todo e emissão de novos handicaps.