Treinamento intenso
Seguem os treinos da equipe de juvenis brasileiros que estão na David Leadbetter Golf Academy, na Flórida – boa parte deles viajou graças a um convênio assinado entre a academia e a CBG, que premiou os destaques de 2008.
Entre os participantes estão Bernardo Willemsens, Lucas Diminic, Fillippo Leta, Ricardo Mendes, Alexandre Elias, Guilherme Barton, Gabriella Ramirez, Guilhermo Berengua Neto, Anderson Nunes e Cristian Barcelos – os dois últimos golfistas do Projeto Japeri, que estão sendo acompanhados por Vicky Whyte, presidente da Associação de Golfe Público de Japeri e vice-presidente técnica da CBG.
Primeiro, os juvenis passaram pela análise de swing e foram para o driving range treinar as novidades. Já houve uma palestra sobre a importância do preparo mental e psicológico para o jogo, e como fazer o preparo de cada tacada. No começo da semana, jogaram pela manhã, sob um “frio infernal”, segundo Vicky, e treinaram approach e putter à tarde. David Leadbetter apareceu e todos foram apresentados a ele.
Na quinta-feira, todos treinaram no driving range com os professores e fizeram o club-fitting. O teste sugeriu que fossem cortados os tacos da Gabriella, Cristian, Anderson e Guilhermo Berengua em vez de comprar tacos novos. Somente o Guilhermo não quis aceitar a sugestão dos pros de adequar os tacos ao seu tamanho.
Vicky (na foto ao lado) teve uma reunião com David Whelan (gerente geral do David Leadbeter Golf Academy) e com Steve Shulla (Diretor de Marketing da DLGA). Na sexta-feira 16, os alunos assistiram a vídeos onde puderam comparar cenas de seus swings feitas antes do início do treinamento com cenas feitas no final, para que pudessem perceber as evoluções com mais clareza.
Em seguida, todos foram para a academia do Internacional Performance Institute para determinar o treinamento físico recomendado para cada um, onde fizeram alongamentos e ginástica voltada para golfistas. À tarde, jogaram no campo de golfe da academia para se preparar para o campeonato que seria disputado no sábado 17.