São Fernando está pronto para o desafio
Citado como um dos melhores campos do Brasil por sua manutenção impecável e exigência técnica de seu traçado, o São Fernando Golf Club está se preparando há um ano para sediar o IV Campeonato Sul-Americano de Match Play, que será disputado de 12 a 15 de agosto.
“Melhoramos muito a qualidade do campo para estar à altura de um evento continental como esse”, diz Richard Conolly, presidente do clube. “É uma honra imensa sediar um torneio desse nível”, completa.
Entre algumas das melhorias, Conolly cita a compra de novas máquinas de corte de grama, tanto do fairway quanto de greens, mudanças na drenagem do campo e plantio de grama de inverno nos greens. “O campo estará em seu ápice na semana do evento”, garante. Segundo ele, as chuvas que castigaram São Paulo durante o mês de julho não afetarão o campo. “O piso de jogo estará perfeito. Os jogadores encontrarão uma grama sadia e bem cortada”, diz.
Tanto esmero nos cuidados com o campo já trouxe reconhecimento internacional ao clube. O São Fernando Golf Club ocupa o primeiro lugar da mais recente lista bianual dos melhores campos de golfe do País elaborada pela edição americana da conceituada revista Golf Digest.
O campo – Quem joga no São Fernando é lembrado a toda hora de que o golfe é um esporte onde o jogador enfrenta, além de suas próprias limitações, os desafios do campo. E desafios não faltam nas raias e greens do campo de Cotia.
Em quase todos os buracos é possível ter do tee uma visão de toda a raia e do green, ou seja, quase não há tacadas cegas. Do tee do buraco 10, por exemplo, dá para se ver quase toda a segunda volta.
O desenho do campo de par 71 é bem diversificado: há dog legs para a direita, dog legs para a esquerda e buracos longos e curtos. O que mais chama a atenção são os dez lagos que embelezam e dificultam o campo. No buraco 14, por exemplo, o fairway é cercado por dois lagos laterais.
Os cavalheiros que disputarão o IV Campeonato Sul-Americano de Match Play jogarão do tee preto, em 7003 jardas de desafios. Já as damas baterão do tee branco, que significa um campo de 5931 jardas.
História – O clube foi fundado em 1954. O campo, projeto do arquiteto argentino Luther Koonz, foi inaugurado em 21 de abril de 1958. Desde então, o São Fernando vem se firmando como um dos melhores do Brasil. Já sediou os torneios mais importantes do país, como o Aberto do Brasil, disputado em Cotia em seis ocasiões, e o Amador do Brasil, disputado 9 vezes em suas raias.
O head pro do clube é Jaime Gonzalez, um dos maiores golfistas brasileiros de todos os tempos. O clube é celeiro de grandes campeões, como Alexandre Rocha, atualmente o único brasileiro a disputar o European Tour.