Confederação Brasileira de Golfe

Ronaldo Francisco leva a vice-liderança no Chile

11 de fevereiro de 2009

POR JOÃO CARLOS GODOY

Nos últimos dias, o jogador profissional Ronaldo Francisco, 37 anos, do Bastos Golf Club, localizado na cidade de Bastos, interior de São Paulo, é puro sorriso e confiança. Motivos para isso não faltam. Ele acabou de retornar do Chile, onde disputou entre os dias 5 e 8 de fevereiro o Torneio Las Brisas de Santo Domingo, que distribuiu cerca de US$ 30 mil em prêmios.

“Esse foi sem dúvida um dos melhores torneios fora do país que eu já disputei”, declara o jogador, que é patrocinado pela YKP desde 2008 e teve o seu contrato renovado para 2009. “Isso foi graças ao meu esforço no ano passado”, comemora. “Eu não venci os torneios que disputei, mas me coloquei bem e terminei o ano em terceiro lugar no ranking profissional”, avalia.

O mesmo resultado positivo foi utilizado no Chile. Após uma estréia não muito boa com 75 tacadas, Ronaldo Francisco foi melhorando buraco a buraco, passou o corte e saltou de 12º para 7º, depois de 7º para 3º, terminou a final com 68 tacadas, mas perdeu no playoff para Nilson Cabrera, do Paraguai, que venceu o torneio. “Mesmo assim eu me sinto satisfeito e deu para sentir o gosto da vitória”, relembra o jogador que recebeu em torno de US$ 5,5 mil em prêmios.

Agora, Ronaldo Francisco quer se concentrar em apenas um único objetivo: as classificatórias para U.S. Open que deverão acontecer entre o final de abril e o início de maio. “Estou me preparando muito para conseguir me classificar. Isso marcaria a história do golfe nacional”, destaca. No ano passado, o carioca Philippe Gasnier se tornou o primeiro brasileiro em 41 anos a disputar o torneio, mas não passou o corte.

Para chegar ao US Open, Ronaldo Francisco entrou em uma rotina de treinos pesada. “São cerca de seis horas de treino todos os dias, acompanhamento com psicólogo. Estou praticando Pilates para fortalecer as musculaturas mais fracas”, revela.

Antes de encarar esse desafio, Ronaldo Francisco deverá participar de mais um torneio profissional na Argentina, em meados de março.

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site