Rolex anuncia o primeiro Troféu Rolex de golfe
A Rolex, empresa da indústria relojoeira suíça, anuncia a criação do Troféu Rolex – o primeiro campeonato amador de golfe da marca no Brasil. O evento, idealizado em conjunto com a Confederação Brasileira de Golfe (CBGolfe), é resultado da parceria de mais de sete anos entre a Rolex e a entidade, que traz para a competição o sistema inovador live de divulgação dos placares na plataforma Blue Golf – ao longo do torneio as pontuações são colhidas e repassadas para a equipe técnica da CBGolfe, que atualiza no aplicativo.
A primeira edição do Troféu Rolex acontece na sexta-feira, 31 de agosto, no mais antigo, tradicional e prestigiado campo de golfe no Brasil: o São Paulo Golf Club. Com mais de 100 anos de história, o local acumula presenças de renomados jogadores. Entre eles, o Embaixador Rolex do mundo do golfe Arnold Palmer.
The new guard
São jovens talentos, conscientes das tradições a preservar, que avançam com confiança em direção ao futuro. Jovens talentos íntegros e decididos, cuja maturidade caminha ao lado da habilidade e da precisão. Os jogadores de golfe que encarnam a “New Guard” da Rolex têm a paixão e a autoridade necessárias para estimular as gerações futuras a seguir seu exemplo.
Nascidos nos anos 1980 e 1990, estes prodígios são numerosos: o estadunidense Daniel Berger, que se juntou ao círculo dos vencedores em 2016; Jason Day; o campeão Amateur dos EUA em 2015 Bryson DeChambeau; o inglês Matthew Fitzpatrick, já quatro vezes vencedor do European Tour; o vencedor do THE PLAYERS Championship de 2015, o estadunidense Rickie Fowler; Brooke Henderson, a canadense vencedora, aos 18 anos, do Women’s PGA Championship de 2016; Lydia Ko e Brooks Koepka.
Também na Nova Geração Rolex está o chinês Haotong Li, que marcou a sua segunda vitória no European Tour em janeiro de 2018; Hideki Matsuyama, golfista japonês cujo impressionante histórico em Majors é acompanhado de cinco vitórias no PGA TOUR®; o belga Thomas Pieters, batedor de longa distância que conta em seu histórico com três vitórias no European Tour; o espanhol Jon Rahm, que venceu três vezes em 2017, incluindo dois eventos da Rolex Series, e bem assim, foi nomeado Sir Henry Cotton Rookie of the Year; Jordan Spieth; Justin Thomas, estadunidense que venceu seu primeiro Major e foi nomeado o PGA TOUR Player of the Year em 2017, e Lexi Thompson.
The Big Three
Em 1967, Arnold Palmer tornou-se Embaixador Rolex, junto com Jack Nicklaus e Gary Player. Durante quase vinte anos, o célebre trio apelidado “The Big Three” se engajou num combate instante a instante, quase a cada buraco e em cada torneio. Gary Player acumulou nove vitórias em Major, enquanto que Jack Nicklaus conquistou 18, um feito inigualado.
Em meados dos anos 1960, antes que o esporte fosse televisionado, o trio filmou oito partidas, que foram retransmitidas por ocasião da série intitulada Big Three Golf, que ia ao ar no sábado à noite. Com base no seu sucesso, a experiência foi renovada por um segundo e por um terceiro ano consecutivos, com um jogo disputado no Japão. Foi assim que os três Embaixadores Rolex herdaram seu apelido em comum, que não os deixará mais.
No que concerne a eles, não seria bem exato falar de rivalidade. Se bem que implacáveis no campo, a concorrência entre os três jogadores era impregnada de respeito, de encorajamento mútuo e de admiração. Um entendimento natural ligava os três homens, que tinham em seu âmago o desejo de transmitir os valores do golfe a um público crescente. Para eles, qualquer vitória que não fosse justa e equitativa não tinha valor.
Eles encarnavam o fair-play, como demonstrou Jack Nicklaus, em 1969, por ocasião da Ryder Cup, ao recusar que seu adversário corresse o risco de perder o putt que teria selado a sorte da partida. Essa atitude das mais nobres deu lugar à invenção da concessão, um gesto que permanece até hoje um dos mais admirados no domínio do esporte.
Rolex e o Golfe
A relação duradoura da Rolex com o golfe começou há mais de cinquenta anos, em 1967, com Arnold Palmer, seguido de Jack Nicklaus e Gary Player. O trio apelidado de “The Big Three” imprimiu suas pegadas neste esporte. Cada um desses jogadores teceu com a Rolex estreitos laços baseados sobre valores em comum, como a perfeição, a excelência e o fair-play. Desde então, a associação entre a Rolex e o golfe continuou a crescer para estender seu alcance ao mundo todo. Hoje parte integrante do universo do golfe, a Rolex leva seu apoio a todos os níveis.
A marca mantém relações estreitas com jogadores de elite e lendas do golfe, torneios importantes, tanto femininos quanto masculinos, circuitos profissionais renomados, competições por equipe de grande prestígio e encontros amadores, juniores e seniores muito valorizados, sem esquecer as federações de todos os países e organismos internacionais envolvidos na expansão de um esporte praticado por todas as gerações.
A Rolex celebrou, em 2017, cinquenta anos de história no golfe – uma história de paixão que mescla tradições ancestrais e espírito pioneiro.
Embaixadores e torneios
Os primeiros laços entre a Rolex e o golfe remontam a 1967. Arnold Palmer (Estados Unidos), junto com Jack Nicklaus (Estados Unidos) e Gary Player (África do Sul), associaram-se à marca.
Na década de 1980, a Rolex multiplica seus apoios: a marca se associa a dois prestigiosos torneios, The Open e o U.S. Open, aos organismos responsáveis pelas tradições e regras do golfe, o R&A e a USGA, mas também à Ladies Professional Golf Association (LPGA) e à American Junior Golf Association (AJGA).
Novas parcerias surgem nos anos 1990, notadamente com o Masters, a Ryder Cup e o European Tour, bem como com jogadores de grande talento, todos vencedores de Major, incluindo Fred Couples (Estados Unidos), Phil Mickelson (Estados Unidos) e Annika Sörenstam (Suécia).
Desde 2000, os laços entre a Rolex e o golfe estão mais estreitos do que nunca. Já ao lado de lendas e de talentos excepcionais, a marca vem encorajando o golfe masculino e o feminino em todos os continentes, está ativamente engajada em favor das categorias juniores e seniores, e promove diversos circuitos, federações, organismos e competições.
Ao lançar em 2017 o Rolex Series, novo conceito do European Tour, ela provou uma vez mais sua vontade de fortalecer sua presença no universo do golfe.
Sobre a Rolex
INIGUALÁVEL REPUTAÇÃO MUNDIAL EM TERMOS DE QUALIDADE E EXPERTISE
A Rolex, empresa relojoeira suíça sediada em Genebra, é reconhecida no mundo inteiro pelo seu know-how e pela qualidade de seus produtos. Os relógios Oyster e Cellini, que possuem certificação de Cronômetro Superlativo por sua elevada precisão, seu desempenho e sua confiabilidade, são símbolos de excelência, elegância e prestígio. Fundada por Hans Wilsdorf em 1905, a marca pioneira no desenvolvimento de relógios de pulso é responsável por muitas inovações importantes no setor da relojoaria, entre as quais o Oyster, primeiro relógio de pulso impermeável, lançado em 1926, e o rotor Perpetual, mecanismo de corda automática inventado em 1931. A marca registrou mais de 400 patentes desde sua fundação. Empresa com produção efetivamente integrada e independente, a Rolex projeta e fabrica, em suas próprias instalações, todos os componentes essenciais de seus relógios, efetuando desde a fusão de ligas de ouro até a montagem dos elementos do mecanismo, da caixa, do mostrador e da pulseira, passando pela usinagem e acabamento. Além disso, por meio de programas filantrópicos e um amplo leque de atividades de patrocínio, a Rolex se engaja ativamente em favor das artes, do esporte e da exploração, encorajando o espírito empreendedor bem como a preservação de ambientes naturais.









