Rio será sede das Olimpíadas de 2016
Por João Carlos Godoy
O dia 2 de outubro de 2009 ficará marcado na história do esporte brasileiro. Nesta sexta-feira 2, as 13h50*, o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou que o Rio de Janeiro será sede dos Jogos Olímpicos de 2016. A capital carioca venceu a disputa final contra Madri, por 66 votos a 32. A reunião, que foi realizada no Centro de Convenções Bella Center, em Copenhague, na Dinamarca, contou com a presença de Chefes de Estado como o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, entre outros.
Além do Rio de Janeiro, na disputa pela vaga também estavam cidades como Chicago (Estados Unidos), Madri (Espanha) e Tóquio (Japão).
A ordem de apresentação dos projetos de cada país foi definida através de sorteio. As 3h30* iniciou-se a 121ª reunião do COI. As 3h45*, a equipe americana iniciou a apresentação de Chicago. A equipe japonesa, que apresentou Tóquio, deu início à sua exposição as 5h25*. As 7h05* foi a vez da equipe brasileira mostrar o seu projeto para sediar as Olimpíadas.
As 9h45*, os representantes de Madri fizeram as suas considerações. Só as 11h00* foi realizado o início da votação pelos membros do COI. Logo no primeiro turno, as 11h46*, a cidade de Chicago foi eliminada da disputa, com apenas 18 votos a seu favor, contra 26 votos a favor do Rio de Janeiro, 28 votos a favor de Madri e 22 votos a favor de Tokio.
Na segunda rodada, as 12h29*, a cidade de Tóquio também ficou fora da decisão, com apenas 20 votos a seu favor, deixando apenas Madri e Rio de Janeiro na final, que receberam 29 e 46 votos a favor, respectivamente. Aliás vale frisar que a apresentação carioca arrancou emoção dos membros do COI ao enfatizar aspectos sociais, sustentáveis e econômicos.
E, por fim, as 13h50* o anúncio da Cidade Maravilhosa como sede dos Jogos Olímpicos de 2016 foi confirmado. O Rio de Janeiro venceu Madri por 66 votos a 32.
“Em nome da Confederação Brasileira de Golfe quero parabenizar o Comitê Rio 2016, pela a excelente campanha realizada, e o Comitê Olímpico Brasileiro”, declara Rachid Orra, presidente da Confederação Brasileira de Golfe. “Esperamos receber uma notícia tão boa quanto essa na semana que vem, quando o golfe deverá ser definido como esporte olímpico”, completa Rachid
Trata-se da primeira cidade da América do Sul que sediará uma Olimpíada na história do esporte mundial.
Na equipe de apresentação do Brasil nesta sexta-feira 2 em Copenhague, estiveram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva; o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles; o membro decano do COI e ex-presidente da Fifa, João Havelange; o governador carioca Sérgio Cabral; o prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes; o presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman; o secretário geral Rio 2016, Carlos Roberto Osório, a iatista Isabel Swan (bronze em Pequim 2008) , o nadador paraolímpico Daniel Dias, Pelé e outras estrelas do esporte brasileiro.
O golfe – A decisão se o golfe retornará aos Jogos Olímpicos deverá sair até o próximo dia 9 de outubro, data em que se encerra a assembléia do COI.
Vale lembrar que a notícia do Rio de Janeiro como sede dos Jogos já é um passo e tanto para o golfe nacional, pois uma vez o Brasil sendo a sede do evento, o país terá o direito de indicar os seus atletas para todas as modalidades esportivas.
*Horário de Brasília
Leia mais sobre o tema:
Apoio ao golfe e ao Rio nas Olimpíadas