Confederação Brasileira de Golfe

Rio será sede das Olimpíadas de 2016

02 de outubro de 2009

Por João Carlos Godoy

O dia 2 de outubro de 2009 ficará marcado na história do esporte brasileiro. Nesta sexta-feira 2, as 13h50*, o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou que o Rio de Janeiro será sede dos Jogos Olímpicos de 2016. A capital carioca venceu a disputa final contra Madri, por 66 votos a 32. A reunião, que foi realizada no Centro de Convenções Bella Center, em Copenhague, na Dinamarca, contou com a presença de Chefes de Estado como o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, entre outros.

Além do Rio de Janeiro, na disputa pela vaga também estavam cidades como Chicago (Estados Unidos), Madri (Espanha) e Tóquio (Japão).

A ordem de apresentação dos projetos de cada país foi definida através de sorteio. As 3h30* iniciou-se a 121ª reunião do COI. As 3h45*, a equipe americana iniciou a apresentação de Chicago. A equipe japonesa, que apresentou Tóquio, deu início à sua exposição as 5h25*. As 7h05* foi a vez da equipe brasileira mostrar o seu projeto para sediar as Olimpíadas.

As 9h45*, os representantes de Madri fizeram as suas considerações. Só as 11h00* foi realizado o início da votação pelos membros do COI. Logo no primeiro turno, as 11h46*, a cidade de Chicago foi eliminada da disputa, com apenas 18 votos a seu favor, contra 26 votos a favor do Rio de Janeiro, 28 votos a favor de Madri e 22 votos a favor de Tokio.

Na segunda rodada, as 12h29*, a cidade de Tóquio também ficou fora da decisão, com apenas 20 votos a seu favor, deixando apenas Madri e Rio de Janeiro na final, que receberam 29 e 46 votos a favor, respectivamente. Aliás vale frisar que a apresentação carioca arrancou emoção dos membros do COI ao enfatizar aspectos sociais, sustentáveis e econômicos.

E, por fim, as 13h50* o anúncio da Cidade Maravilhosa como sede dos Jogos Olímpicos de 2016 foi confirmado. O Rio de Janeiro venceu Madri por 66 votos a 32.

“Em nome da Confederação Brasileira de Golfe quero parabenizar o Comitê Rio 2016, pela a excelente campanha realizada, e o Comitê Olímpico Brasileiro”, declara Rachid Orra, presidente da Confederação Brasileira de Golfe. “Esperamos receber uma notícia tão boa quanto essa na semana que vem, quando o golfe deverá ser definido como esporte olímpico”, completa Rachid

Trata-se da primeira cidade da América do Sul que sediará uma Olimpíada na história do esporte mundial.

Na equipe de apresentação do Brasil nesta sexta-feira 2 em Copenhague, estiveram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva; o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles; o membro decano do COI e ex-presidente da Fifa, João Havelange; o governador carioca Sérgio Cabral; o prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes; o presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman; o secretário geral Rio 2016, Carlos Roberto Osório, a iatista Isabel Swan (bronze em Pequim 2008) , o nadador paraolímpico Daniel Dias, Pelé e outras estrelas do esporte brasileiro.

O golfe – A decisão se o golfe retornará aos Jogos Olímpicos deverá sair até o próximo dia 9 de outubro, data em que se encerra a assembléia do COI.

Vale lembrar que a notícia do Rio de Janeiro como sede dos Jogos já é um passo e tanto para o golfe nacional, pois uma vez o Brasil sendo a sede do evento, o país terá o direito de indicar os seus atletas para todas as modalidades esportivas.

*Horário de Brasília

Leia mais sobre o tema:

Rumo aos Jogos Olímpicos

Apoio ao golfe e ao Rio nas Olimpíadas

Na briga pelas Olimpíadas

Apoio de peso ao golfe olímpico

Golfe nos Jogos Olímpicos

Golfe tenta entrar nas Olimpíadas de 2016
 
 
 

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site