Confederação Brasileira de Golfe

Revista Hole One, de Portugal, fala do golfe Brasileiro

20 de maio de 2004

A jornalista Rita Jordão esteve recentemente visitando o Brasil e os campos de golfe, juntamente com a primeira caravana portuguesa de golfe convidada pela EMBRATUR e sob organização do Bureau Nacional de Turismo de Golfe.

O resultado dos esforços em inserir o Brasil no cenário internacional como destino de golfe, fazem-se sentir cada vez mais e mais.

Acompanhe a matéria.

Por RITA JORDÃO

Conheça o Brasil Jogando Golfe
O Paraíso é aqui!

Numa época em que os principais destinos turísticos se encontram ameaçados pela insegurança, o Brasil apresenta-se como uma excelente alternativa. Longe dos malfadados olhares do terrorismo, cativa pela beleza, pelo clima e pelo carinho de um doce anfitrião. Sobejamente conhecido pelas praias, pela gastronomia e pelo samba, o Brasil lança agora um novo trunfo – o golfe. Causa principal ou complemento da sua viagem, é, sem dúvida, um excelente motivo para atravessar o Oceano.

Segundo as estimativas da Confederação Brasileira de Golfe, dos cerca de 60 milhões de jogadores de golfe em todo o mundo, 20 milhões viajam para o praticar, no mínimo, uma vez por ano. Sendo este tipo de turista dos que mais consome no país de chegada, e numa altura em que as grandes apostas se centram na qualidade, é um nicho de mercado cada vez mais apetecível. O presidente da Bahiatursa, Cláudio Taboada, referiu isso mesmo numa entrevista recente, “o golfe é um desporto ecológico de alta rentabilidade porque os participantes são pessoas de alto poder aquisitivo e isso proporciona ao estado sair do velho clichê de alta e baixa estação”.

Conscientes da importância do golfe como produto turístico, a EMBRATUR (Instituo Brasileiro de Turismo) e a Confederação Brasileira de Golfe (CBG)/Bureau Nacional de Turismo de Golfe deram início a todo um conjunto de iniciativas que visam a sua promoção dentro e fora do país. Uma delas é a caravana “Conheça o Brasil Jogando Golfe”. Com menos de dois meses de vida, já se revelou um caso de sucesso!

Aliando o desporto ao turismo, a caravana junta festas, música e jantares, sempre com um torneio como mote. As nove etapas que a constituem vão percorrer cinco estados brasileiros. A estréia foi no dia 18 de Março na paradisíaca Ilha de Comandatuba e o encerramento terá lugar no dia 21 de Novembro no Complexo Terravista, em Trancoso. Prestes a ser inaugurado, foi construído com o objectivo de se tornar o melhor espaço de golfe na América do Sul.

IGTM no Brasil?

Pela primeira vez no Brasil, Peter Walton mostrou-se encantado. O presidente da International Association of Golf Tour Operators (IAGTO) foi convidado para participar na primeira etapa da caravana “Conheça o Brasil Jogando Golfe”, uma visita que se estendeu para que Walton pudesse avaliar as infras-estruturas do país.

A EMBRATUR e a CBG tiveram a oportunidade de mostrar o potencial do Brasil no segmento golfe, ao mesmo tempo que lançaram a sua candidatura enquanto país anfitrião do IGTM (International Golf Travel Market) de 2006. “Se o IGTM for sediado aqui, além de trazer turistas estrangeiros de negócios, também vamos receber os operadores turísticos que poderão vender o Brasil no segmento golfe”, afirmou Jeanine Pires, directora de Turismo de Negócios e Eventos da EMBRATUR.

Bahia – menina do golfe

Das nove etapas previstas para o circuito “Conheça o Brasil Jogando Golfe”, três vão ter lugar na Bahia. Comandatuba, Costa do Sauípe e Terravista serão os anfitriões naquele que é considerado o estado com maior potencial para o desenvolvimento do turismo de golfe.

Prova disso foi a presença do governador da Bahia, Paulo Souto, na festa de encerramento da primeira etapa da caravana. Salientando a importância do circuito, Paulo Souto afirmou ao Correio da Bahia ser vital que o estado sedimentasse o turismo “em busca de nichos de mercado cada vez mais específicos”. “Um esforço do governo em busca de novas oportunidades de incremento do turismo no estado”, acrescentou.

Ao longo dos próximos números, vamos dar-lhe a conhecer os mais apetecíveis percursos do Brasil. Começamos por Comandatuba, um lugar onde apetece ficar…

Comandatuba
Bem-vindo à ilha da fantasia

Na costa bahiana, em Ilhéus, descobrimos o verdadeiro paraíso. Entre o mar e o mangue, a paradisíaca Ilha de Comandatuba descansa serena. Esqueça os problemas, entregue-se e deixe que cuidem de si. Chegou à ilha da fantasia …

Integrado numa paisagem única dominada por verdes e azuis, o Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba é “o” lugar de sonho. Sofisticado, mas informal, decorado com leveza e rodeado de nobre vegetação, tem tudo para lhe proporcionar uma viagem, no mínimo, inesquecível.

Para além da praia, do golfe e das piscinas, e seguindo a máxima “cada dia uma emoção”, o resort tem disponíveis todo um conjunto de actividades com que pode ocupar o seu tempo. Bicicleta, tênis, arco e flecha, aulas de dança, futebol, vôlei de praia, hidroginástica e musculação são apenas alguns exemplos. Entre os desportos náuticos, ainda pode optar pelo caiaque, pela vela ou pela big banana. Ski aquático, windsurf, passeios de lancha, escuna e mergulho, são outras das sugestões, tal como a pesca oceânica.

As crianças são clientes VIP na Ilha de Comandatuba. Especialmente para elas foi criada uma estrutura onde podem brincar, tomar refeições e viver as férias da sua vida. Sem preocupações.

Imperdíveis, recomendamos ainda o Eco Parque da Uma e as suas pontes suspensas, o manguezal e o Safári da Lama Negra, tal como uma visita pelas cidades de Ilhéus, terra da famosa Gabriela, e Canavieiras, com os seus casarões antigos.

Depois de um dia “intenso”, aproveite para descansar no SPA. Lá encontra todos os tipos de massagens – escolha a que mais se adapta às suas necessidades. Por motivos óbvios, sugerimos a do Golfista. O seu jogo vai melhorar…

Bem mais relaxado, chega finalmente a hora do jantar. Conhecida pela sua riqueza, a gastronomia bahiana é experiência obrigatória. Sabores intensos e ricos em peixe e frutos do mar, fazem as delícias do mais exigente dos hóspedes. E porque também é bom variar, pode optar pelos restaurantes temáticos Giardino, de cozinha italiana, ou pelo japonês Sauna. Prometemos que não vai se arrepender.

A noite ainda é uma criança e por isso há que aproveitar. Passe bons momentos num dos bares do resort, dê dois dedos de conversa ou aproveite para por em prática tudo o que aprendeu nas aulas de dança, na “Boate do Canal”.

O Campo

Eleito recentemente o melhor percurso do Brasil pela Golf Digest International, o Comandatuba Ocean Course faz jus à sua fama. Cercado por coqueiros centenários, dunas de areia, lagos e vegetação nativa, trata-se de um excelente desafio para qualquer nível de handicap. Exigente e encantador, é senhor de buracos dignos de registro – joga-o uma vez e nunca mais o esquece.

Assinado por Dan Blankenship, um dos melhores arquitectos de golfe dos Estados Unidos, o campo está completamente integrado na paisagem local. “Sentir a natureza” foi a proposta seguida por Blankenship e a prová-lo está a diversidade de fauna que podemos encontrar ao longo dos 18 buracos – micos, os mais diferentes tipos de aves, caranguejos, tamanduás e jupatis, acompanham-no na jornada. Entre o mar e o mangue, é o campo de eleição das maiores celebridades do Brasil.

Se detesta viajar pesado e o material de golfe é um empecilho, não se preocupe. No Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba pode alugar tacos, bolas e até mesmo sapatos. Comprar é outras das soluções. Inserida no clubhouse, a pro shop tem um leque de produtos disponíveis para o satisfazer.

Antes, depois, ou em vez do jogo, pode sempre optar por momentos de calma no driving range, junto ao putting green ou, porque não?, ter uma aula com um profissional.

Como vê, só tem de pensar no que deseja. Os responsáveis pela Ilha de Comandatuba cuidam do resto. Aventure-se, desafie o Ocean Course e embarque neste sonho – “Conheça o Brasil Jogando Golfe” é uma máxima que pode muito bem ser vivida por si…

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site