Confederação Brasileira de Golfe

Juvenis sonham com o Amador do Brasil

23 de julho de 2005

Foi unanimidade entre os competidores. A 4a. etapa do Tour Nacional de Golfe Juvenil, realizada no São Paulo Golf Club, esta semana, serviu como uma excelente prévia para o torneio mais importante do ano: o 75o. Campeonato Amador de Golfe do Brasil.

De quinta-feira a domingo (28 a 31 de julho), 105 jogadores estarão correndo atrás da taça mais desejada do golfe nacional e do título de campeões brasileiros da modalidade. O troféu, de posse transitória, já foi entregue à sede da CBG, em São Paulo, pelo campeão de 2004, o paulista Roberto Gomez. A paranaense Patrícia Carvalho devolverá a taça feminina no Porto Alegre Country Club, local da competição.

“Vou para o Amador bem mais confiante depois do que consegui fazer aqui”, diz o vice-campeão no Tour Juvenil Máximo Kopp (foto). O paranaense liderou a competição durante os três dias e só perdeu no playoff para o paulista Alex Hirai. “Foi uma ótima preparação, principalmente porque estou modificando meu swing, o que me faz errar algumas tacadas. Em Porto Alegre estarei mais adaptado”, afirma o número 1 do ranking nacional que passou 10 dias em um treinamento na David LeadbetterGolf Academy, na Flórida, com todas as despesas pagas.

Kopp, com 16 anos, tentará igualar o feito de Vinicius Muller e Alex Rocha, que conquistaram o Amador com a mesma idade nos anos de 1992 e 1994, respectivamente.

Alex Hirai, apesar da empolgação com o título do Tour Juvenil, foi bem cauteloso ao falar do torneio mais tradicional do Brasil. “Vou tentar fazer o mesmo jogo que fiz no São Paulo, com tranqüilidade e sem a obrigação de ganhar”, prevê o paulista, deixando claro não se preocupar com uma maior responsabilidade depois da vitória de sexta-feira.

Os cariocas Diego Lobo, quinto colocado na 4a. etapa do Tour, e Pedro Lopes estavam animados com a iminência de jogarem o Amador do Brasil. “Foi bom ter vindo jogar em São Paulo. Jogamos com atletas de um nível bem maior, o que é bom antes do Amador”, explica Lopes, que ao lado de Lobo, fazem parte do Projeto Rio, iniciativa que busca preparar melhor os jovens golfistas do Rio.

Entre as mulheres, é bom ficar de olho nas duas primeiras colocadas no São Paulo. As paulistas Carla Ziliotto e Lívia Amado ficaram em quinto e terceiro lugares, respectivamente, no Amador de 2004, no próprio São Paulo, e têm demonstrado que podem buscar o título de campeã brasileira em Porto Alegre. “Não existem favoritos. Dentro de campo é que as coisas se resolvem”, diz Carla, que não esconde o gosto pelo Porto Alegre. “Tenho uma identificação com o campo. Foi lá que ganhei o Brasileiro de Match-Play (2004) e fui vice-campeã no Brasileiro Pré-Juvenil e Juvenil deste ano.”

Lívia, que possui o troféu de terceira colocada no Amador, é otimista. “Estou bem preparada e contente por ter sido indicada pela CBG para jogar o torneio”, afirma. Além da indicação da CBG, cada federação pode escolher um jogador para atuar no Amador, desde que já não esteja entre os melhores do ranking, já garantidos na disputa (veja abaixo os indicados).

Outra paulista, Cecília Kleinert, segunda do ranking e uma das favoritas em Porto Alegre, preferiu se recuperar de um resfriado e não jogou o Tour Juvenil. Tudo para estar bem no Amador.

A competição terá modalidade stroke-play com 72 buracos na categoria scratch. Paralelamente, se dará a Taça Waldir Ribeiro de Lima (dias 28 e 29), contemplando as categorias handicap até 9 para homens e handicap até 15 para mulheres, em disputa de 36 buracos.

A Comissão do Campeonato se reserva o direito de fazer cortes após 54 buracos, se necessário, onde permanecerão os 60 melhores e empatados e as 15 melhores e empatadas femininas.

Os golfistas indicados pelas federações para o 75o. Campeonato Amador de Golfe do Brasil são: Pedro Costa Lima (SP), André Tourinho (RJ), Daniel Stapff (PR), Eduardo Farinha (RS) e Gonzalo Berlin (Fecong). Entre os melhores do ranking, além dos já citados, participarão do Amador Leonardo Marengo (SP), Roberto Gomez (SP), Fernando Guimarães (RS), Guy Bragança (RJ), João Paulo Albuquerque (PR), Alessandro Fabietti (SP), Enzo Miyamura (PR) e Daniel Dias (RS). No feminino, Patrícia Carvalho (PR), Melinda Pellegrino (RJ) e Ruriko Nakamura (SP).

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site