Jogadoras iniciam treinos e visitam projeto social
A cidade do Rio de Janeiro entra neste fim de semana para o circuito mundial de golfe feminino com a realização da HSBC LPGA Brasil Cup 2009, competição inédita na América do Sul, com disputas programadas para sábado e domingo, dias 24 e 25, no Itanhangá Golf Club.
Das 15 jogadoras inscritas na competição, três estão entre as 20 melhores do mundo: a coreana Eun-Hee-Ji (15ª), a brasileira Ângela Park (17ª) e a americana Laura Diaz (20ª). Os treinos começam nesta quarta-feira, dia 21, a partir das 8h.
Às 14h30, as jogadoras fazem uma visita e entram em campo com as crianças do projeto social do Banana Golf (rua Wilfred Penha Borges), em Vargem Grande, cujo objetivo é incentivar a prática do golfe entre 29 jovens carentes, de 10 a 16 anos, da comunidade Cachorro Sentado, que há mais de um ano iniciaram a prática da modalidade.
A idéia do projeto social, segundo o coordenador Pedro Antônio Silva, surgiu com a construção do campo, quando as crianças da comunidade visitavam a obra com freqüência. "Eles diziam que era um sonho poder jogar golfe um dia", conta. O sonho virou realidade e elas passaram a aprender lições que ajudam no campo e na vida, como tomar decisões, respeitar o próximo e falar sempre a verdade.
A HSBC LPGA Brasil Cup 2009 será disputada em 36 buracos, com premiação de US$ 500 mil. A entrada é franca. No dia 23, antecedendo o evento, acontece o Torneio Pro-AM, reunindo jogadoras, convidados e celebridades.
Além de Ângela Park, outras duas brasileiras estarão em ação no torneio: a paranaense Patrícia Carvalho, de 23 anos, única amadora inscrita na disputa, e a carioca Maria Cândida Hannemann, de 28 anos, (138ª). Candy, como é conhecida, foi a primeira jogadora a conquistar os dois títulos femininos mais importantes na mesma temporada: os de campeã brasileira juvenil e adulta, em 1996.
Na quinta-feira, a partir das 12h, as jogadoras vão participar de uma entrevista coletiva, logo após o treino da manhã.
A lista completa das jogadoras que disputam a competição inclui representantes de seis países: Brasil: Ângela Park (17ª colocada no ranking da LPGA), Maria Cândida Hannemann (138ª) e Patricia Carvalho (amadora); Coréia do Sul: Eun-Hee-Ji (15ª) e Jimin Kang (51ª); Estados Unidos: Laura Diaz (20ª),Christina Kim (27ª), Leta Lindley (39ª), Kristy McPherson (47ª), Allison Fouch (50ª) e Jill Mcgill (62ª); Inglaterra: Karen Stupples (23ª); Suécia: Louise Friberg (48ª) e Carin Koch (54ª); Escócia: Catriona Matthew (41ª).
O HSBC LPGA Brasil Cup tem o patrocínio de HSBC, Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, Light e Autodesk; co-patrocínio de Grupo Libra, BMW e Vivo; apoio da Confederação Brasileira de Golfe e da Federação Estadual de Golfe do Rio de Janeiro. A organização e a promoção são da Brasil 1 Esporte e Entretenimento.