Confederação Brasileira de Golfe

Inovar é preciso

11 de março de 2009

POR GUILLERMO PIERNES*

Em tempos de crise inovar é fundamental. O Grupo Encalso e o Damha Golf Club promoveram uma palestra sobre liderança e golfe para empresários e executivos de São Carlos com o apoio do São Carlos Convention & Visitors Bureau, Conselho Municipal de Turismo de São Carlos, Portal Golf e Negócios e da Rádio InterSom FM.

Tive a honra de proferir essa palestra no Anfiteatro do Quality Hotel Anacã, em São Carlos. Foi gratificante mostrar para executivos e profissionais do interior paulista caminhos para se aproximar do golfe, fonte de lições de estratégia, planejamento, foco, estabilidade emocional e humildade para a vida corporativa e a outra.

No dia seguinte houve clínica de golfe para os iniciantes. Apostamos que vários dos assistentes serão jogadores no futuro, que novos sócios ingressarão ao clube, que novas empresas serão patrocinadoras ou apoiadoras do golfe.

O presidente do Damha, Carlos Gonzalez, abriu a temporada oficial do clube de São Carlos com um torneio de duplas. É a mais divertida das modalidades. Os integrantes da dupla devem unir os seus talentos ou pelo menos seus defeitos mais apresentáveis.

Os parceiros devem misturar potencia e habilidade, determinação e precisão, buscando que as melhores qualidades de cada jogador contribua para o resultado. Nada melhor para integrar pessoas que uma missão coletiva.

Quando faltavam dois buracos, a Natureza presente em todos os campos de golfe brindou um espetáculo inesquecível. Entre os buracos 16 e 17 do Damha existem canteiros de flores de intenso vermelho margeando o caminho dos carros elétricos. De longe a visão era deslumbrante.

Ao passar pelos canteiros, centenas de borboletas amarelas e quatro pássaros levantaram vôo envolvendo os veículos e os quatro boquiabertos jogadores. Tudo ao mesmo tempo, com o céu azul e a verde vegetação como fundo.

“Poderia morrer agora…”, pensei em voz alta. Seria um final maravilhoso, após um excelente jogo com bons amigos, num belo campo de golfe e com uma visão da Natureza no seu máximo esplendor.

Foi melhor nada acontecer. Faltavam dois buracos por jogar e todos sabemos que golfista é desclassificado se não completar o percurso.

*Guillermo Piernes é consultor, palestrante e escritor. Colaborador das revistas Golf Digest e Elite Magazine. www.golfempresas.com.br

O ponto de vista dos colunistas não expressa necessariamente a opinião da CBG.

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site