Golfe para a Vida no Itanhangá
O Itanhangá Golf Club tem revelado uma notável compreensão da importância de incentivar o crescimento do golfe por meio da formação de uma base mais ampla e dentro das primeiras faixas etárias. Pela terceira vez nos últimos dois meses, o clube acolheu com generosidade e disposição mais uma etapa do programa Golfe para a Vida, da Confederação Brasileira de Golfe.
Na manhã de 25 de novembro, trinta e duas crianças da escola CIEP Francisco C. Pontes participaram do treinamento no clube, acompanhados das professoras de educação física Paula de Oliveira Ehrich e Sonia Borges Faria, e dos profissionais de golfe Nico Barcellos, Tiago Silva e Laerte Fernandes.
O treinamento consistiu em uma demonstração de diferentes tipos de tacadas no driving range pelos profissionais. Em seguida, as crianças tiveram a oportunidade de bater bola sob a devida orientação. Também houve uma demonstração de Tiago Silva, que jogou três buracos, enquanto eram transmitidos às crianças as regras e a etiqueta da modalidade.
“Nesse grupo de 32 crianças já foi possível identificar vários talentos. As crianças tiveram um pouco de dificuldades no início, devido à transição do material usado nas escolas para o usado no campo, mas logo se adaptaram; e o mais importante é que se divertiram muito, solidificando nelas a noção do golfe como algo positivo, lúdico e desejável”, comemorou Barcellos.
A professora Paula Ehrich ressaltou a importância da experiência tanto para as crianças quanto para os profissionais de educação física: “As crianças conheceram uma nova realidade, tiveram contato com as regras e a ética do esporte, e ficaram realmente felizes de estarem em um campo de golfe; e nós, professores, também ganhamos uma experiência e uma vivência que transmitiremos para todos os nossos alunos”.
Por fim, Barcellos fez questão de registrar a importância de haver clubes com uma postura acolhedora: “Gostaria de agradecer à Diretoria do Itanhangá Golf Club, na pessoa de seu presidente Sergio Carpi, pela oportunidade que estão dando às crianças para aprender uma nova modalidade. Sem dúvida, são ações como estas que irão revolucionar o golfe brasileiro”.
O programa Golfe para a Vida, que conta com o patrocínio do HSBC por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte, e apoio técnico-financeiro do R&A, já foi desenvolvido em quatro cidades brasileiras: Curitiba, Porto Alegre, Brasília e Rio de Janeiro, capacitando mais de 150 professores de educação física como introdutores do golfe, beneficiando cerca de 30 mil crianças que tiveram o primeiro contato com o esporte. O projeto também foi recentemente implantado em São Paulo com aval e reconhecimento oficial da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação. Apenas na primeira fase na capital paulista, mais de vinte mil alunos terão seu primeiro contato com o esporte.









