Gaúchos e paulistas vencem o Interfederações
As equipes do Rio Grande do Sul, no masculino, e de São Paulo, no feminino, foram as grandes vencedoras do IX Campeonato Interfederações Juvenil que terminou sexta-feira no Itanhangá Golf Club, no Rio de Janeiro.
Organizado pela Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro (FGERJ), o torneio reuniu os melhores golfistas brasileiros nascidos a partir de 1984 (até 18 anos completados em 2002). Participaram do campeonato equipes do Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, e das regiões Centro-Oeste e Nordeste (Fecong).
Sob chuva e com o campo molhado, os jogadores tiveram que redobrar a concentração e a habilidade para conseguir boas tacadas. A equipe feminina paulista formada pelas golfistas Victoria Meyer, Cecília Kleitnert e Maria Toledo Guilger foi a grande revelação do torneio. Com duas jogadoras jovens e menos experientes do que as adversárias de outros estados, elas derrotaram as favoritas, Patrícia Carvalho, Geandra Zimmer e Tatiana Guimarães, do Paraná. O placar final marcou: SP – 6 pontos; PR – 4 pontos e RJ – 2 pontos.
No masculino, os gaúchos confirmaram o favoritismo com uma equipe de ‘feras’ que reuniu Fernando Guimarães, quinto colocado no ranking brasileiro adulto, Felipe Lessa (foto), 14 anos, sétimo no ranking, Thiago Silva, Eduardo Rodrigues e Paulo Davies. Em segundo lugar ficou a equipe da Fecong (Nordeste e Centro-Oeste), e em terceiro, a carioca. O placar final registrou: RS- 8 pontos; Fecong- 6 pontos e RJ- 4 pontos.
O secretário nacional de esportes, Lars Grael, entregou os prêmios aos vencedores. O IX Campeonato Interfederações Juvenil foi disputado em 36 buracos, na categoria match play, em que os times jogam uns contra os outros. A presidente da Federação do Rio, Victoria Whyte, considerou muito bom o nível dos juvenis que participaram do torneio: “O golfe está crescendo no Brasil e já despontam novos talentos em vários estados. Prova disso foi a vitória das paulistas neste torneio”, disse.
A FGERJ foi representada por Rafael Fonseca (primeiro no ranking estadual), Guy Bragança, Sylvio Fraga Neto, Felipe Lippi, Felipe Freeman, Mariana de Biasi, Maria Teresa Portella e Macarena Silva.
Divulgação: Flavia Torres