Confederação Brasileira de Golfe

Gaúcho Herik Machado lidera final sul-americana do Faldo Series

15 de maio de 2015

O jovem gaúcho Herik Machado, de 18 anos, iniciou a disputa do Faldo Series South America Championship, a final sul-americana de um dos circuitos de golfe juvenil mais importantes do mundo, o Faldo Series, na liderança da categoria geral.

Machado fez uma rodada de estreia de 70 tacadas, ou -2 em relação ao par do Santapazienza Golf Club, de Itatiba (SP), onde acontece a competição. Ele foi o único a jogar abaixo do par no campo projetado pelo americano Tom Fazio, um dos mais cultuados designer do golfe mundial.

“O campo é muito difícil, e é o melhor em que já conheci. Não achei que seria capaz de ter um resultado abaixo do par, mas joguei muito bem, apesar de ter errado alguns putts, pois os greens são muito rápidos e dificílimos de serem lidos”, disse Machado.

Membro do time de Alto Rendimento da Confederação Brasileira de Golfe (CBG), que organiza a competição, o jovem está numa excelente fase. Em março, foi campeão da categoria individual do Sul-Americano Juvenil de Golfe, no Chile, e é o atual campeão brasileiro juvenil. Em 2014, ele foi campeão da categoria até 18 anos do Faldo Series South America Championship, em Porto Alegre, e defende o título este ano para tentar novamente participar da final mundial do circuito, nos EUA – no ano passado, foi sexto lugar.

O Faldo Series foi criado pelo britânico Nick Faldo, campeão de seis torneios de Grand Slam, e já foi vencido por nomes como o norte-irlandês Rory McIlroy, atual número 1 do mundo. A final sul-americana é disputada por atletas do Brasil, Argentina, Colômbia, Paraguai e Uruguai e vale vagas para a final mundial, que será disputada nos EUA. O evento dá pontos para o ranking mundial.

Machado é também o líder da categoria de até 18 anos, seguido pelo carioca Thomas Sampaio, com 73 tacadas, e por quatro jogadores com 77, Breno Domingos (RJ), Paulo Vitor Veiga Mattos (SP), Ulisses de Toledo Junior (PR) e Oscar Eduardo Hernandez (Colômbia).

O gaúcho James Cleary Filho lidera entre os competidores de até 21 anos, com 76 tacadas, contra 77 do também gaúcho Matheus Balestrin e 78 do paulista João Paulo da Silva. O colombiano Felipe Alvarez Cataño saiu na frente na categoria de até 16 anos, com 75 tacadas, seguido pelo gaúcho Rohan Boettcher, com 76, campeão sul-americano e mundial da categoria no ano passado, e por dois jogadores com 80, Daniel Celestino (PR) e Gabriel Velasco (RS).

No feminino, a paraguaia Maria Fernanda Escauriza saiu na frente com 73 tacadas, seguida pela colombiana Maria José Bohorquez Fonseca, com 76, e por Sophia Campos (PR) e Laura Caetano (DF), ambas com 79.

O Faldo Series South America Championship conta com recursos da Lei Agnelo Piva, do Comitê Olímpico Brasileiro, além de apoio da Federação Paulista de Golfe e do Santapazienza Golf Club. Rolex é o relógio oficial. Nespresso é o café oficial. A Femsa Coca-Cola oferece as bebidas do evento.

Com o apoio do R&A e do European Tour, o Faldo Series tem sido um dos principais torneios amadores para jovens jogadores que desejam chegar ao nível profissional. No calendário de 2015 estão previstas etapas em diversos países, como Inglaterra, Abu Dhabi, República Checa, Escócia, Áustria, País de Gales, Brasil, Itália , Holanda e Alemanha.

CONFIRA A PÁGINA DO TORNEIO E VEJA HORÁRIOS DE SAÍDA E RESULTADOS COMPLETOS

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e fique por dentro das atualizações.

Mapa do Site