Confederação Brasileira de Golfe

Faldo Series chega ao Brasil

05 de abril de 2008

O golfe juvenil brasileiro deu na última semana um importante passo para ganhar representatividade e importância mundial, com a assinatura dos acordos necessários para a realização da Faldo Series no Rio de Janeiro de 28 de julho a 1º de agosto. A Faldo Series é um circuito de golfe juvenil que acontece há 12 anos no mundo todo. Foi instituído pelo campeão britânico Nick Faldo, ganhador de seis majors. No Brasil, contará com o apoio e organização técnica da Confederação Brasileira de Golfe e da Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro.

Segundo o acordo fechado pelo diretor da Faldo Series, Kerry McDonald, que esteve no país semana passada, o Brasil será sede da Faldo Series South America pelos próximos cinco anos. Isso significa que os melhores jogadores juvenis e com até 21 anos de idade dos demais países da América Latina disputarão por aqui as finais do continente até 2012.

A Faldo Series South America acontecerá de 28 de julho a 1º de agosto no Itanhangá Golf Club. Contará com mais de 100 jogadores, que disputarão um torneio com todas as características dos mais importantes campeonatos de golfe do mundo. Serão três dias de torneio, num total de 54 buracos. O torneio será disputado pelas categorias: Masculino até 15 anos, até 16 anos, até 17 anos e até 18 anos; Feminino até 18 anos; e Misto até 21 anos. Além do jogo propriamente dito, os juvenis terão a oportunidade de assistir a palestras de profissionais do staff de Faldo, como seu treinador e seu preparador físico, durante o Interfererações, que acontece uma semana antes da Faldo Series. Haverá ainda uma clínica especial para os alunos da Escolinha do Itanhangá, uma clínica para os alunos de Japeri e o 1º Mini Faldo Series, que é um torneio pra crianças de até 12 anos. Nessa oportunidade, acontecerá uma clínica aberta para alunos de escolas do Rio de Janeiro, para que crianças possam ter seu primeiro contato com o golfe.

“Estou muito feliz que a Faldo Series chegará à América do Sul. Espero que os golfistas de todo o continente possam se beneficiar da experiência única que a Faldo Series pode oferecer. Nos últimos anos, vimos surgir novos talentos da América do Sul. Esperamos que, por meio da Faldo Series, possamos ajudar os jovens golfistas da região a apreciar e entender todos os aspectos desse grande jogo”, disse Faldo.

“O Brasil foi escolhido pois se trata de um país imenso, com um potencial gigantesco. Já está se tornando um destino de golfe respeitável e está crescendo como esporte e como indústria. Além disso, é fundamental o apoio que teremos da Confederação Brasileira de Golfe e das federações para a realização do evento”, disse McDonald após reunião na sede da CBG (na foto ao lado de Michael Nagy)

A Faldo Series, que não tem fins lucrativos, realiza 30 torneios por ano, reunindo os 1.200 melhores golfistas masculinos e femininos de 11 a 21 anos do mundo. Apenas 60 jogadores se qualificam para o prestigiado Faldo Series Grand Final, que este ano será realizada na Espanha. Além de disputar a final, os melhores juvenis terão a oportunidade de conhecer Faldo pessoalmente. O torneio também conta pontos para o ranking mundial do R&A e tem o apoio do European Tour, PGA e do próprio R&A.

"O Brasil se sente muito honrado em sediar um torneio tão importante, que só tem a acrescentar na formação de nossos jovens golfistas e futuros campeões. A Faldo Series vai ajudar a chamar a atenção para o golfe brasileiro e sul-americano no mundo todo", disse Álvaro Almeida, presidente da CBG. “Essa iniciativa é de fundamental importância para desenvolver o golfe juvenil e infantil brasileiro, que é de onde sairão os futuros campeões”, disse J.J. Barbosa, vice-presidente técnico da CBG.

“Certamente o evento levará o futuro do golfe no continente a níveis superiores. Estamos também convencidos de que o resultado da Faldo Series será crucial em tornar o golfe mais acessível a mais jovens na América do Sul”, disse Michael Nagy, da Golf Corporate Brasil, responsável pela organização da Faldo Series South America.

Japeri – Em sua visita ao Rio de Janeiro, McDonaldo, o diretor mundial da Faldo Series, aproveitou para conhecer a Associação Golfe Público de Japeri, primeiro campo de golfe público do país. “Foi uma experiência inesquecível. A paixão, entusiasmo e dedicação desses jovens é impressionante. É fácil de ver que todos estão se divertindo com as aulas, tirando todo proveito e tentando desenvolver seu potencial máximo. Este trabalho vai produzir várias histórias de sucesso. Espero poder ver vários destes jovens de Japeri jogar no Faldo Series South América Championship”, afirmou McDonald, que não poupou elogios ao campo: “Esses greens são melhor que ou no mínimo iguais à qualquer green que já vi esse ano. É um campo lindo, muito bem cuidado por uma equipe dedicada e unida. Meus parabéns à Vicky e sua equipe”, disse, referindo-se a Vicky Whyte, presidente da FGERJ e da Associação de Golfe Público de Japeri.

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site