Faldo no Brasil
O britânico Nick Faldo, ganhador de seis majors (os torneios que compõe o Grand Slam do golfe mundial), estará no Brasil no dia 28, mais especificamente na Bahia. Ele vem acompanhar pessoalmente a realização da Faldo Series Grand Final, que acontece na Costa do Sauípe de 25 a 31 de outubro. Trata-se a final mundial de um dos mais importantes circuitos de golfe juvenil do planeta, criado por Faldo para incentivar o golfe entre os jovens do mundo todo.
A Faldo Series, que não tem fins lucrativos, realiza 30 torneios por ano, reunindo os 1.200 melhores golfistas masculinos e femininos de 11 a 21 anos do mundo. Participarão da final mundial 90 jogadores de 15 a 21 anos de 23 países – todos vencedores de uma final da Faldo Series de seu país ou região. Os vencedores masculino e feminino ganharão, além do título de campeão da Faldo Series Grand Final, um convite para disputar uma etapa do European PGA Tour como amador convidado – é o único torneio juvenil do mundo a oferecer uma oportunidade dessas.
A programação do evento, organizado pela Golf Corporate Brasil e com apoio e organização técnica da Confederação Brasileira de Golfe e Federação Baiana de Golfe, é repleta de atividades. Além do jogo propriamente dito, que vai de terça dia 28 a quinta-feira dia 30, haverá, por exemplo, uma exibição de golfe noturno com Nick Faldo, marcado para terça-feira dia 28, com organização e patrocínio da Golf Walk. No dia seguinte acontece o Nick Faldo Skills Challenge, em que o campeão demonstra toda sua habilidade em tacadas desafiadoras. O campeão também acompanhará a rodada final do campeonato.
Representarão o Brasil os jogadores Giordano Junqueira (SP), Karina Palmberg (SP), Ken Villanger (RJ), Uri Bogoslavsky (PR), Thiago Massini (SP) e Rafael Becker (SP), vencedores da Faldo Series South America Championship, a final sul-americana do circuito, que aconteceu em julho no Itanhangá Golf Club, no Rio de Janeiro.
“Espero que os golfistas de todo o continente possam se beneficiar da experiência única que a Faldo Series pode oferecer. Nos últimos anos, vimos surgir novos talentos da América do Sul. Esperamos que, por meio da Faldo Series, possamos ajudar os jovens golfistas da região a apreciar e entender todos os aspectos desse grande jogo”, disse Faldo.
"O Brasil se sente muito honrado em sediar um torneio tão importante, que só tem a acrescentar na formação de nossos jovens golfistas e futuros campeões. A Faldo Series vai ajudar a chamar a atenção para o golfe brasileiro e sul-americano no mundo todo", disse Álvaro Almeida, presidente da Confederação Brasileira de Golfe. “Estamos convencidos de que o resultado da Faldo Series será crucial para tornar o golfe mais acessível a mais jovens na América do Sul”, disse Michael Nagy, da Golf Corporate Brasil, responsável pela organização do evento.
A Faldo Series Grand Final conta com o patrocínio e apoio da Costa do Sauípe, Embratur, Bahiatursa e Golf Walk. A organização é da Golf Corporate Brasil, com apoio e organização técnica da Confederação Brasileira de Golfe e Federação Baiana de Golfe.