Confederação Brasileira de Golfe

Equipes e resultados

09 de abril de 2009

POR GUILLERMO PIERNES*

O jogo de golfe ou a execução de um projeto empresarial com companheiros esforçados, alegres, inteligentes, solidários e disciplinados nos aproxima certamente do melhor resultado possível ainda que o desafio seja grande.

A Syngenta, uma das maiores empresas mundiais de defensivos agrícolas, organiza há vários anos no Brasil chamado Programa Approach para capacitar os seus quadros. É um verdadeiro MBA in company. Neste semestre o tema foi Liderança e Golfe. Tive a honra de pronunciar a palestra para o grupo aproveitando as linhas do meu livro do mesmo título que aborda o poder do jogo na vida corporativa.

Para interiorizar os conceitos foi planejado um jogo num campo de golfe por parte de executivos que jamais tiveram um taco na mão, quando o golfe é um dos esportes mais técnicos. O desafio poderia ser qualificado como gigantesco.

Apesar da falta de familiaridade com a bola de golfe, os executivos enfrentam a mesma rotina de um golfista para fazer o seu trabalho, preparação, estratégia, disciplina, perseverança, concentração, determinação, foco. Para o jogo no campo foram convidados lideres empresarias que jogam golfe, para assistir os estreantes no esporte e contribuir no campo para a aprofundar os conceitos do curso e da palestra.

Diretores presidentes de empresas como Luigi Falcioni da 3 M, Manoel Gama da Travel Inn e Federação Paulista de Golfe, Dedê Gómez da Golf Digest, Roberto Gómez da Eagle e o brasileiro com participação em 12 campeonatos mundiais de golfe, contribuíram generosamente para a iniciativa, com o seu tempo e experiência, entre outros empresários de destaque. Mais informações no portal www.golfnegocios.com

Cada líder empresarial e golfista foi o capitão de uma equipe para orientar, para desenvolver o aprendizado com os erros, a humildade no meio do sucesso. As muitas decisões e ações requeridas testam lideres e liderados. Ficam também testados o otimismo, a fibra de cada um durante o percurso. A experiência foi sensacional para todos. O melhor resultado final foi de constatar que tudo mundo fez o seu melhor possível.

*Guillermo Piernes é consultor, palestrante e escritor. Colaborador das revistas Golf Digest e Elite Magazine. www.golfempresas.com.br

O ponto de vista dos colunistas não expressa necessariamente a opinião da CBG.

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site