Confederação Brasileira de Golfe

Disputa do Aberto do Brasil começa nesta quinta no Campo Olímpico

21 de setembro de 2016

Com 127 competidores de 18 países, começa nesta quinta-feira a disputa da 63ª edição do Aberto do Brasil, mais tradicional competição do golfe profissional do País. Estão em jogo US$ 175 mil em prêmios, pontos para o ranking mundial e a honra de ser o campeão do primeiro torneio disputado no Campo Olímpico de Golfe do Rio de Janeiro após os Jogos Olímpicos Rio 2016, que marcaram o retorno do esporte às Olimpíadas após 112 anos de ausência.

O Campo Olímpico de Golfe é a primeira instalação construída para os Jogos Olímpicos Rio 2016 a receber uma competição internacional após os Jogos. Para divulgar o esporte e difundir o legado, os ingressos para o evento são gratuitos e podem ser obtidos no site da Confederação Brasileira de Golfe (CBG), que organiza o torneio: www.cbgolfe.com.br. No sábado e no domingo, a partir das 12h, haverá também aulas grátis para os espectadores. A inscrição pode ser feita no local.

O evento faz parte do PGA Tour Latinoamérica, principal circuito de golfe do continente, que dá vagas para o Web.com Tour, que por sua vez dá acesso ao PGA Tour americano. O país com maior número de representantes no Aberto do Brasil são os EUA, com 38 golfistas, seguido pelo Brasil, com 32 atletas, e pela Argentina, com 19.

Os três brasileiros que fazem parte do PGA Tour Latinoamérica participam do torneio: Rodrigo Lee (SP), 48º do ranking do circuito, Daniel Stapff (PR), 101º, e Rafael Becker (SP), 107º. Além de brigar por um título no principal campeonato de seu país – algo que Becker comemorou em 2014, no Gavea Golf, no Rio de Janeiro –, eles lutam para terminar a temporada entre os 60 primeiros colocados, que garantem vaga no circuito no ano que vem.

Outro destaque brasileiro será o paulista Lucas Lee, que se tornou no ano passado o terceiro brasileiro na história a chegar ao PGA Tour. Ele não conseguiu se manter no circuito, e definirá seu futuro no golfe no mês que vem, quando vai disputar as seletivas para o Web.com Tour, circuito de acesso ao PGA Tour em que foi vice-campeão duas vezes no ano passado. “Minha meta é retornar o quanto antes ao PGA Tour e jogar melhor. Não tive uma boa temporada pois meu swing mudou desde que me machuquei”, disse ele, referindo-se a uma lesão nas costas ocorrida no final do ano passado.

O Aberto do Brasil será disputado em quatro dias a partir de quinta-feira. Após as duas primeiras rodadas, haverá um corte, e apenas os 55 melhores classificados e empatados disputarão as duas rodadas finais.

Nas duas primeiras rodadas (quinta e sexta-feira), a rodada se inicia às 6h50, quando os primeiros grupos iniciam o jogo. Os últimos grupos iniciam o jogo às 13h10 e devem conclui-lo até as 17h40.

Veja aqui os horários de saída da primeira rodada

Ator Marcos Pasquim é vice – Nesta quarta-feira, foi disputado o Pro-Am do Aberto do Brasil, torneio de confraternização entre grupos formados por um profissional e três amadores cada. O time campeão, com 59 tacadas, foi o do profissional americano Tim O´Neal e dos amadores Marcelo Stallone, Luca Stallone e José Joaquim Brito.

Os vice-campeões, com 60 tacadas, foram o profissional americano Ken Looper e os amadores Marcos Teixeira Dias, Marcos Inchausti e o ator Marcos Pasquim, que jogou no campo pela primeira vez. “O Campo Olímpico é espetacular. Adorei jogar aqui e voltarei mais vezes”, disse. Os terceiros colocados, também com 60 tacadas, foram o profissional americano Case Cochran e os amadores Oliver Jonathan Kassam, German Burmeister e Nick Williams.

Ingressos gratuitos – Os ingressos para assistir ao Aberto do Brasil de quinta a domingo são gratuitos e podem ser impressos no site da Confederação Brasileira de Golfe (www.cbgolfe.com.br), que organiza o evento. Se preferir, o visitante pode salvar o arquivo do convite em seu celular e exibi-lo na entrada. A CBG irá oferecer no final de semana do evento (dias 24 e 25) aulas gratuitas para o público a partir das 12h (até as 16h no sábado e até as 15h no domingo). Não é necessário ter noções prévias de golfe e nem possuir equipamentos.

Legado olímpico – A partir de outubro, o Campo Olímpico de Golfe entrará em funcionamento em regime de soft opening, se tornando o primeiro campo público de 18 buracos de nível internacional do Brasil. O acesso às suas dependências será livre. Quem quiser jogar terá de pagar uma taxa, cujos valores serão divulgados em breve.

O Aberto do Brasil tem o patrocínio da Credit Suisse Hedging-Griffo, Shell, Rodobens e Localiza e apoio da Embrase e Personal Service. O relógio oficial é Rolex e o café oficial é Nespresso. O campeonato conta com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte e com apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), com recursos da Lei Agnelo Piva. O evento é organizado pela Confederação Brasileira de Golfe e sancionado pelo PGA TOUR Latinoamérica.

SERVIÇO
63º Aberto do Brasil
Convites gratuitos –
Devem ser impressos ou salvos no celular no site da CBG
Quando: 22 a 25/09, das 7h às 17h
Aulas gratuitas de golfe: Dias 24 e 25, das 12h às 15h
Onde: Campo Olímpico de Golfe – Av. Moisés Castelo Branco Filho, 700 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro (RJ)
Estacionamento com vagas limitadas no local; entrada do campo fica a cerca de 800 m da estação BRT Santa Mônica Jardins

_dsc0883 _dsc0884 stapff-zr rafa-becker-zr pasquim-zr-5 lucas-lee-zr campo-olimpico-zr-2 _dsc0701 rodrigo-lee-zr

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e fique por dentro das atualizações.

Mapa do Site