Criado na CBG o Bureau Nacional do Golfe de Turismo
Em evento histórico que marca o início de uma nova era no golfe, realizado quinta-feira (10/04/2003) na sede da Confederação Brasileira de Golfe (CBG), em São Paulo, entre dirigentes da entidade e dos principais empreendimentos turísticos no país, foi decidida a criação do Bureau Nacional do Golfe de Turismo, vinculado à CBG, entre outras decisões que objetivam promover, conjuntamente, o golfe e o turismo.
O encontro foi aberto pelo presidente da CBG, Pedro Cominese, e coordenado pela vice-presidente de Desenvolvimento da entidade, Christiane Teixeira, e a diretora de Turismo, Ana Cecília Mazza, com a participação do diretor Técnico, Wagner Rocumback, e diretor de Marketing, Eduardo Gomez.
O Bureau Nacional do Golfe de Turismo terá como objetivo:
FOMENTO DO TURISMO INTERNO E RECEPTIVO VINCULADO AO GOLFE – CRIAÇÃO DO PRODUTO “GOLFE” NO TURISMO DO BRASIL.
· Elaboração de material de fomento institucional, voltado para o turista individual e para o segmento Corporate.
· Criação do circuito “Conheça o Brasil Jogando Golfe”, nos campos nacionais voltados ao turismo.
· Certificação por parte da CBG dos campos de golfe vinculados ao Bureau.
· Apoio ao treinamento do pessoal operacional e de vendas dos empreendimentos hoteleiros, visando uma melhoria no atendimento ao golfista
· Realização de gestões quanto à importância do golfe na geração de empregos, geração de renda, e preservação do meio ambiente.
A próxima reunião do Bureau Nacional do Golfe de Turismo será no dia 15 de maio de 2003, na sede da Confederação Brasileira de Golfe, para aprovação do orçamento que envolve a criação e gerenciamento do Bureau, pré-aprovação do material de divulgação e pré-calendário do Circuito Turístico de Golfe.
Estiveram presentes à reunião (ordem alfabética), representando destinos turísticos:
· Adalberto Prates Jr. – Diretor de Marketing – Sauípe S/A
· Cecília Ligiero – Gerente de Marketing – Sauípe S/A
· Celso Teixeira – Gerente do Golfe do Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba
· César Ghanem – Diretor Financeiro do Empreendimento Costão do Santinho
· Fábio Luiz de Carvalho – Gerente de Novos Negócios – Accor Hotelaria
· Fernando José Maltoni – Diretor – Terravista S/A
· Janyck Daudet – Presidente América do Sul – Club Med
· Keyla Inelga – Gerente Special Interest – Superclubs
· Marco Antonio Oliva – Gerente Comercial do Club Med
· Margarida D. J. – Executiva de Contas – Club Med
· Marília T. Granemann – Jat Engenharia – Diretora Geral
· Nina Mazziotti – Marriott Brasil – Gerente de Contas
· Pedro Tedesco Silber – Diretor Presidente da Construtora Tedesco / Green Village – RS
· Sérgio Souza – Gerente de Eventos – Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba
· Tatiana Florestano – Gerente de Comunicação – Superclubs
· Vitor Bauab – Executivo Nacional – Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba
Pela imprensa estiveram presentes:
· Wilson Rianelli (diretor comercial) e Guillermo Piernes (colunista) – Gazeta Mercantil
· Horácio Neves (Editor) e Irineu Ferreira (Gerente Comercial) – Jornal Brasilturis
· Ricardo Fonseca (Editor-chefe) – ESPN Brasil e Revista Golf Life
· Eduardo (Dedê) Gomez – (Diretor) – Revista Golf Digest
· Ivo Simon (Diretor) – Simon Press Assessoria de Imprensa – Jornal e site Golfexpress e assessor de imprensa da CBG
Repercussão na CBG
Para a vice-presidente de Desenvolvimento, Christiane Teixeira, “a participação dos empreendedores no país foi positiva e vamos criar, em conjunto, produtos de interesse para o esporte e para o turismo, no Brasil e no exterior. O empresário sabe que estará fazendo bons negócios e terá apoio e informações à sua disposição na CBG. Vimos hoje que empresários concorrentes podem se tornar parceiros em projetos de interesse comum”.
Ana Cecília Mazza, diretora de Turismo, ressaltou que “os empresários viram o potencial que representa o golfe para vender turismo e o entusiasmo com que a CBG administra o esporte. Queremos repassar esse entusiasmo aos investidores. A presença de empreendedores novos, que não conhecíamos, mostra o interesse que o esporte desperta hoje no país. Houve troca de informações interessantes e proveitosas para todos”.
O presidente Pedro Cominese disse que “a CBG assessorará os resorts para assegurar a qualidade dos campos de golfe e, com o credenciamento da CBG, os campos estarão em condições de fazer parte de competições do calendário nacional, gerando receitas e divulgação para o empreendimento. Por outro lado, os folders que serão criados pelo Bureau, identificando os resorts que têm campo de golfe, serão distribuídos em pontos estratégicos do país e do exterior, e representarão importante ferramenta de marketing para estabelecer um link do esporte com o turismo brasileiro e, conseqüentemente, gerar expressivos resultados comerciais”.