Começo sensacional
O time feminino brasileiro escalado pela Confederação Brasileira de Golfe terminou a primeira rodada em quarto lugar entre as 54 nações que disputam o World Amateur Team Championship, o campeonato mundial de golfe que acontece na Austrália.
A equipe, formada por Patrícia Carvalho (PR), a atual número 1 do ranking, Karina Palmberg (SP), atual campeã brasileira adulta e juvenil, e Mariana de Biase (RJ), jogou nesta quarta-feira no East Course do Grange Golf Club, um par 73 de 6260 jardas.
Com um escore total de 149, a equipe capitaneada por Vicky Whyte, presidente da Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro, está empatada com Canadá, Nova Zelândia, Escócia, África do Sul e Áustria. A liderança está com a equipe da Suécia, que marcou 137 tacadas. Em segundo está a Espanha, com 145, seguida pelas japonesas, com 146.
A carioca Mariana de Biase começou o jogo com bogeys nos dois primeiros buracos, mas se recuperou com um birdie no buraco 3, um par 3. Ela terminou a primeira rodada com 74 tacadas, ou + 1, e ocupa a 10ª posição na competição individual. O outro bom resultado da equipe veio da paranaense Patrícia Carvalho, que jogou 75 (+2) e está em 22º lugar na tabela individual. Karina Palmberg, atual campeã brasileira juvenil e adulta, jogou 85 (+12). Como só são computados os dois melhores resultados da equipe a cada dia, o resultado de Karina foi descartado.
Foi um começo e tanto, já que as meninas do Brasil estão na frente de outras potências do golfe, como Inglaterra (13º lugar), Coréia do Sul e Estados Unidos (17ª posição) e Argentina (30º).
A melhor classificação de um time brasileiro na competição foi em 1976, quando Laura Maria dos Santos, Maria Alice Gonzalez e Elisabeth Noronha terminaram em 3º lugar no Algarve, em Portugual. Entre os homens, a melhor colocação também foi um terceiro lugar, em 1974, obtido por Jaime Gonzalez, Ricardo Rossi, Priscillo Diniz e Rafael Navarro na República Dominicana.
A disputa feminina do World Amateur Team Championship segue até o dia 11. As competidoras lutam pelo Troféu Espírito Santo. No dia 12, começam os treinos das equipes masculinas. As quatro rodadas da competição masculina acontecem entre os dias 16 e 19. O Brasil será representado pelo gaúcho Felipe Lessa, atual campeão brasileiro e primeiro do ranking, pelo paulista Pedro da Costa Lima, segundo do ranking, e Máximo Kopp, do Paraná, que terminou em 13º lugar na disputa individual no torneio de 2006 e foi a escolha técnica da CBG. O capitão do time é Mario Gonzalez Filho.
O time brasileiro tem o apoio da Puma e vestirá o uniforme completo de jogo e sapatos da marca durante a disputa. A equipe também conta com o apoio da Rodobens.
Realizado pela International Golf Federation, o Mundial poderá ser acompanhado através do site: http://www.worldamateur2008.org/.