Chuang e Karina largam na frente no Brasileiro Juvenil
Nem a chuva insistente conseguiu esfriar o clima de disputa do primeiro dia de competição do XX Campeonato Brasileiro Juvenil de Golfe, que acontecerá até sexta-feira, dia 30, no Damha Golf Club, em São Carlos (SP), cujas categorias principais são lideradas pelo gaúcho Gustavo Chuang e pela paulista Karina Palmberg.
A competição, que reúne cerca de 100 dos melhores golfistas da categoria no país, é a que mais conta pontos para o ranking juvenil brasileiro. O torneio está sendo disputado na modalidade stroke play, num total de 54 buracos, sendo 18 por dia.
CONFIRA AQUI OS RESULTADO E HORÁRIOS DE SAÍDA
Entre a categoria masculina de 16 até 18 anos, o líder da primeira rodada foi Gustavo Chuang, do Rio Grande do Sul, com 73 tacadas, uma acima do par do campo, seguido por Luis Gama, de São Paulo, e Uri Bogoslavsky, do Paraná, ambos com 74 tacadas. “Eu não senti nenhuma dificuldade hoje. Como eu saí com um bogey no buraco 1, eu procurei fazer o par de todos os 17 buracos restantes”, disse Chuang, que mostrou uma regularidade impressionante ao conseguir cumprir o que planejou. O defensor do título de 2008, o paulista Rafael Becker, terminou o dia empatado na quarta colocação com 76 tacadas, ao lado do também paulista Luigi Pedrinola.
Na categoria masculina de 14 a 15 anos, o líder do dia foi Fábio Salinas, membro da equipe juvenil do Damha Golf Club, com 80 tacadas. Na segunda posição estão empatados o paulista Alessandro Melle e o carioca Eduardo Vasena, com 81 tacadas. Entre os golfistas de 12 a 13 anos, a liderança está com o paranaense Antonio A. Douat, com 84, seguido por Matheus Balestrini, do Rio Grande do Sul, com escore 85. Logo atrás está Gustavo Tadini, de São Paulo, com 86 tacadas. Já o líder da categoria até 11 anos é Rafael Ventriglia, do Rio de Janeiro, com 96 tacadas. Na vice-liderança está Rohan Boetcher, do Rio Grande do Sul, com 97, uma tacada a frente do terceiro colocado, o paranaense Leonardo M. Zanchi.
Meninas em campo – Entre as jovens damas da categoria de 16 a 18 anos, a liderança está com a atual campeã de 2008, a paulista Karina Palmberg (foto ao lado), que encerrou o dia com 76 tacadas, bem distante da segunda colocada, a juvenil carioca Ana Paula Costa que fechou essa primeira rodada com 82. Colada, na terceira posição, está Clara Teixeira, também do Rio de Janeiro, com 84 tacadas. “A chuva deixou o campo um pouco pesado, mas eu joguei bem. Nesta quinta-feira quero manter o mesmo ritmo e melhorar as minhas jogadas de putters”, declarou a líder Karina.
A paranaense Petra Bogoslavsky assumiu a primeira posição da categoria de 14 a 15 anos com 84 tacadas. Na sequência aparece Vitória Teixeira, do Rio de Janeiro, com 90 tacadas, uma a frente da terceira colocada, a paulista Julia Shin. As pequenas damas da categoria até 13 anos também fizeram bonito. Na primeira posição está Julia Debowski, do Paraná, com escore de 100, nove tacadas a menos que Luiza Altman, de São Paulo. Grazielle Pires, do Rio de Janeiro, está na terceira colocação, com 116 tacadas.
Jogo em equipe – As equipes das federações Paulista e Riograndense de Golfe, representadas respectivamente por Luis Gama, Rafael Becker e Luigi Pedrinola e por Gustavo Chuang, Bruno Carvalho e Arthur Lang, lideram a categoria masculina da Copa Juventude de Golfe com 150 tacadas, seguidas pelo time da Federação Paranaense, composto por Uri Bogoslavsky, Henrique R. Pombo e Lucas G. Dos Santos, com 159.
Na categoria feminina, a primeira colocação está com a equipe da Federação Paulista de Golfe, representada por Karina Palmberg, Vitória Val e Márcia Ono, com 165 tacadas. Uma tacada atrás está a equipe da Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro, formada por Ana Paula Costa, Clara Teixeira e Vitória Teixeira. Em terceiro lugar está a Federação Paranaense-Catarinense de Golfe, com 174, que conta com Ana G. Ramirez, Petra Bogoslavsky e Júlia Deboski.
Após um dia repleto de muito esforço físico e boas tacadas, a Confederação Brasileira de Golfe (CBG) programou uma palestra com a fisioterapeuta Eliane Balestrin (foto à esq), especialista em fisioterapia do esporte, que mostrou aos presentes diversos exercícios de alongamento e cuidados preventivos com a saúde do corpo. “Vou fazer um acompanhamento fisioterápico com todos os juvenis e pré juvenis em todos os torneios do ano”, revelou Eliane. Durante todo o dia, a fisioterapeuta trabalhou alongamentos com todos os atletas antes e depois das partidas. “Queremos acompanhar a evolução de cada um deles”, ressalta.
Ontem, terça-feira, após um puxado dia de treino, a vice-presidente da área técnica da CBG, Wicky Whyte, o diretor executivo, Jonh Byers e o diretor técnico, John Nigel Wynn-Jones, ministraram uma pequena palestra sobre as regras do torneio. “Nosso objetivo é trabalhar a disciplina e o respeito entre os atletas”, destacou Wicky Whyte.
Na quinta-feira, dia 29, a segunda rodada do XX Campeonato Brasileiro Juvenil de Golfe começará pontualmente as 07h48. A terceira e última rodada acontece na sexta-feira.