CBG participa de seminário sobre a Bahia
A vice-presidente de Desenvolvimento da CBG, Christiane Teixeira, foi uma das palestrantes do seminário Bahia – Nichos de Turismo, que ocorreu nesta segunda-feira, no hotel Renaissance, em São Paulo. Christiane participou do painel “Como Trabalhar o Segmento de Luxo”, ao lado de diretores de três empreendimentos baianos de sucesso na área: Maria Helena Santana, do Praia do Forte Eco Resort & Thalasso Spa, Renato Guedes, do Txai Resort, e Alexandre Zubaran, da Costa do Sauípe.
O evento foi realizado pela Bahiatursa, a agência de turismo baiana, com organização da Panrotas Eventos.
Christiane, que também é coordenadora geral do Bureau Brasileiro de Turismo de Golfe, falou sobre as oportunidades deste segmento na Bahia. O estado possui três fantásticos campos localizados dentro de resorts de luxo (Comandatuba, Terravista e Costa do Sauípe) e já demonstrou ter um excelente potencial de atração de turistas golfistas. A exposição chamou a atenção de muitos agentes e operadores de viagem presentes no evento.
Para Cláudio Taboada, presidente da Bahiatursa, a escolha do tema “segmento de luxo” ocorreu pelo fato da Bahia ter o maior número de hotéis de luxo do Brasil. Os outros enfoques do encontro foram dados ao turismo corporativo e ao ecoturismo. Taboada também afirmou que este tipo de evento deve acontecer de dois em dois anos e retratar outros nichos como o turismo religioso, o gastronômico, étnico e a pesca oceânica.
Hoje, a Bahia é um dos principais pólos de turismo do País, com plano estratégico até 2020. Além da condição natural privilegiada e da diversidade cultural, o Estado e a iniciativa privada apostaram na profissionalização do setor e investiram em infra-estrutura.
Entre 2004 e 2005, os vôos internacionais na Bahia cresceram 258%. São 42 vôos internacionais regulares saindo semanalmente de Salvador. Além disso, a movimentação de passageiros em cruzeiros marítimos aumentou 26,5%, totalizando 86,6 mil passageiros.