Confederação Brasileira de Golfe

CBG participa de Seminário Brasileiro Antidopagem

12 de março de 2018

Evento reuniu especialistas, dirigentes, atletas e autoridades no Rio de Janeiro

A Confederação Brasileira de Golfe (CBG) participou na última sexta-feira do 1º Seminário Brasileiro Antidopagem, realizado no Rio de Janeiro pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD).

A CBG foi representada por seu coordenador técnico, Rodrigo Rangel, que participou do evento com apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e com recursos da Lei Agnelo Piva.

O evento foi organizado e produzido pela ABCD e contou com público variado, como jornalistas, médicos, atletas, ex-atletas, dirigentes e autoridades nacionais e internacionais. O objetivo comum entre todos eles era um só: buscar conhecimento mais apurado no combate ao doping.

O evento foi o primeiro desse tipo a desenvolver o debate do tema em profundidade. Foram abordados assuntos como o Desenvolvimento do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem, com participação do presidente Luciano Hostins e da procuradora Patrícia Reali; a Gestão de Resultados, com palestra das Dras. Sibele Grecco, Luciana Correa e Tharinda Puth; Testes e Controles, abordado pelo diretor de operações da ABCD, o Dr. Cristian Trajano, e pelo Dr. Henrique Pereira, diretor do Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem; Atletas e Antidopagem, com o dr. Roberto Nahon (COB) e o judoca Tiago Camilo; e Jogos Olímpicos, com o Dr. Eduardo de Rose, um dos maiores especialistas em antidopagem e fundador da WADA.

O evento contou com a presença do Ministério do Esporte, representado pelo Secretário de Alto Rendimento Rogério Sampaio, da Diretoria da ABCD, membros do Tribunal de Justiça Esportiva Antidopagem, do presidente do COB, Paulo Wanderley, representantes das Forças Armadas e do Comitê Paralímpico Brasileiro e de atletas como Luiza Parente, Emanuel Rego e Tiago Camilo, entre outros.

A CBG foi citada no vídeo de abertura do evento, pois é uma das confederações que já assinou o termo de cooperação com a ABCD.

“O caminho do problema do doping é áspero e doloroso e precisa ser combatido. E esse é um problema não só do atleta. Temos que envolver técnicos, confederações, autoridades e até as famílias dos esportistas também”, disse o secretário da ABCD, Luiz Celso Giacomini.

A ABCD, criada em 2012 e ligada ao Ministério do Esporte, é filiada à Agência Mundial Antidoping (WADA, na sigla em inglês), que tinha três representantes no Seminário. A missão da ABCD de consolidar a consciência e a educação antidopagem foi ressaltada por Giacomini. “Nossa relação próxima com a WADA nos permite um trabalho produtivo e conjunto. Somente se fizermos esses elos e correntes longas pelo país vamos combater com força a dopagem”, observou.

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e fique por dentro das atualizações.

Mapa do Site