CBG faz aniversário
Em 26 de março de 1976, sob a presidência de Jesse Rinehart Jr, foi criada a Confederação Brasileira de Golfe. A nova entidade substituía a Associação Brasileira de Golfe (ABG) criada em 1958, no Rio de Janeiro, por Seymour G. Marvin, Oswaldo Aranha Filho e Carlos Borges para garantir a participação do Brasil no primeiro campeonato mundial por equipe organizado pelo Royal&Ancient Golf Club of Saint Andrews e pela United States Golf Association.
Carlos Borges foi o primeiro presidente da entidade e Seymour assumiu a primeira vice-presidência. Dois anos depois, a ABG foi transferida para São Paulo, que já era o estado brasileiro com maior número de campos, e teve como presidente Júlio da Cruz Lima.
Depois dele, Seymour Marvin assumiu a presidência, seguido de Jesse Rinehart Jr, que teve papel fundamental na alteração da ABG para a atual Confederação Brasileira de Golfe. Ainda em 1960, com a fusão dos estados do Rio de Janeiro e Guanabara, foi criada a terceira federação estadual de golfe, passando a CBG a agregar as federações paulista, sul-riograndense e a do Rio de Janeiro.
Jesse permaneceu na presidente da CBG até 1979, sendo sucedido por Luiz Nardy, Hélio Andrade, Luiz Arthur Caselli Guimarães, Waldir Ribeiro de Lima, D. Eudes de Orleans e Bragança, Luiz Arthur Caselli Guimarães Filho, Pedro Cominese e Álvaro Almeida, atual presidente da entidade.
A CBG congrega hoje oito federações:
Federação Paulista de Golfe
Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro
Federação Paranaense de Golfe
Federação Riograndense de Golfe
Federação Centro-Oeste/Nordeste de Golfe
Federação Norte de Golfe
Federação Pernambucana de Golfe
Federação Baiana de Golfe
Na quarta-feira, dia 26, durante Assembléia Geral Ordinária, os presidentes da federações e o presidente da CBG, Álvaro Almeida, comemoraram os 32 anos da entidade (foto).