Confederação Brasileira de Golfe

Carta do Presidente

15 de dezembro de 2008

É com grande satisfação e sensação de dever cumprido que me aproximo do término do meu segundo mandato à frente da Confederação Brasileira de Golfe. Foram quatro anos de trabalho duro, com muitas realizações que muito me orgulham e que certamente ajudarão no desenvolvimento de nosso esporte.

Não preciso nem dizer que não fiz nada sozinho – tudo é fruto de um trabalho obstinado de toda uma equipe de voluntários, que são os vice-presidentes, diretores e assessores da CBG, auxiliados pelos funcionários e colaboradores da entidade. As realizações dessa equipe maravilhosa certamente deixaram suas marcas no golfe brasileiro. Iniciativas como a introdução do Slope System no país, a realização do I Congresso do Golfe Brasileiro, a criação do Encontro dos Presidentes e a realização do 1º Curso de Árbitros de Golfe do Royal & Ancient Golf Club of St. Andrews certamente deram sua contribuição para o desenvolvimento do esporte.

Nesses quatro anos, realizamos torneios memoráveis, como o XL Sul-Americano de Golfe Juvenil, realizado no Rio de Janeiro, e o Gillette Mach 3 Cup – 78º Campeonato Amador de Golfe do Brasil – 7ª Taça Banco Alfa – 1ª Taça Mario Gonzalez, que aconteceu no São Paulo Golf Club este ano. Mais recentemente, ogranizamos o HSBC Premier Open 2008 – 56º Aberto de Golfe do Brasil, torneio que fechou com uma tacada de ouro o calendário 2008 da CBG.

Não posso deixar de lembrar o impulso ao turismo de golfe, importante fonte de divisas para o país. Graças ao maior convênio já feito entre a CBG e a Embratur, demos visibilidade mundial aos destinos de golfe brasileiros, com participação em feiras internacionais como o PGA Merchandise Show, o PGA Fall e o Portugal Golf Show. Lançamos a publicação bilíngue Golfe do Brasil em grande estilo, durante o jantar de abertura do The Open Championship, um dos quatro majors do esporte, com a presença de Nick Faldo e Paul Azinger, capitães da Ryder Cup do time europeu e americano, respectivamente.

E por falar em Faldo, é claro que tenho que destacar o envolvimento da CBG na organização técnica das finais sul-americana e mundial da Faldo Series, torneio que divulgou o golfe brasileiro no mundo todo e que representou um importante incentivo ao golfe juvenil brasileiro. Fechamos também um um acordo com a IMG Academies para enviar os melhores jogadores de cada categoria do Tour Nacional de Golfe Juvenil para a David Leadbetter Golf Academy, um dos mais importantes centros de treinamento de golfistas do mundo.

Minha gestão também iniciou o processo de profissionalização da CBG com a contratação de John Byers como diretor-executivo da entidade e de Wilson Nogueira como gerente de marketing, dando um importante passo em direção à profissionalização da CBG, um caminho que não tem volta no golfe brasileiro e mundial.

Por fim, conseguimos a aprovação dos primeiros projetos na Lei de Incentivo ao Esporte, que permitem mais de R$ 7 milhões em captações de verbas. Esses projetos viabilizaram o recente HSBC Premier Open 2008 – 56º Aberto de Golfe do Brasil e serão fundamentais para a realização da primeira etapa do LPGA no país, marcada para 22 a 25 de janeiro no Itanhangá Golf Club, no Rio de Janeiro. Sem dúvidas, é um passo de extrema importância para o crescimento do golfe brasileiro. Também trabalhou em conjunto com outras entidades em Brasília para conseguir a isenção de impostos para material esportivo, lei recentemente promulgada, de vital importância para a popularização do golfe no país.

É com muito prazer que entrego o cargo ao competente e dedicado Rachid Orra. Tenho a mais absoluta convicção de que ele e sua excelente equipe reúnem todas as qualidades necessárias para dar continuidade a um longo trabalho, que visa o crescimento e o fortalecimento do esporte que amamos. Saio com a certeza de ter dado minha contribuição nesse sentido. Era justamente essa minha intenção quando assumi a presidência da CBG: plantar sementes que certamente renderão bons frutos.

Esperos encontrá-los em breve pelos campos da vida.

Cordial abraço,

Álvaro Almeida
Presidente da Confederação Brasileira de Golfe

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site