Confederação Brasileira de Golfe

Brilho corporativo nos campos – Coluna Guillermo Piernes

31 de maio de 2007

Guillermo Piernes*

Uma série de torneios corporativos de alto nível possibilitou ao golfe brasileiro encontrar seu maior brilho dos últimos anos com a volta dos patrocínios aos jogadores profissionais, a intensificação de relacionamentos empresariais e a consolidação do esporte e a beneficência.
O presidente da Vivo, Roberto Lima, deu uma forte injeção de ânimo ao golfe profissional. Na premiação do Vivo Golf Tour, no clube de Campo de São Paulo, Lima confirmou patrocínios para eventos profissionais. O presidente da empresa destacou a necessidade de um setor profissional forte para que o esporte cresça.
Se o esporte brasileiro revelou nomes como os de Ayrton Senna, Guga, Ronaldinho, entre outros, também é válido esperar por uma figura dessa relevância no golfe profissional, disse Lima. Rafael Barcellos foi o campeão profissional da etapa e do Vivo Golf Tour e Carlos Dlulosh foi o vice-campeão além de chegar ao pódio também como presidente em exercício da Associação Brasileira dos Golfistas Profissionais.
O Vivo Golf Tour foi organizado pela Eagle Sports. Além do alto nível técnico, agradaram os renovados greens do Clube de Campo. O evento foi marcado por dois hole-in-one. Um hole-in-one foi realizado pelo profissional Leonardo Yoshikawa de Ribeirão Preto e outro pelo sócio do clube anfitrião, o amador Cláudio Guerra.
Profissionais de alto nível foram a grande atração do Martins e Salvia Invitational 2007, onde Fernando Salvia e Ronaldo Martins foram atentos anfitriões e esforçados jogadores no campo do clube São Fernando. O evento foi marcado pelo bom gosto, recepcionistas competentes e um Pro Am tecnicamente impecável como o gramado do tradicional campo de Cotia.
O encontro organizado pela Only Golf foi patrocinado pela Tim, Bicbanco, Cyrela Brazil Realty e Chivas Regal 18. Outro veterano escocês deleitou também a platéia, um profissional em demonstrações de golfe executando surpreendentes tacadas com ambas mãos, bolas colocadas a diferentes alturas e varas de cumprimento e materiais inusitados.
A IV Duke Energy Cup, com apoio da Ogio, teve uma quarta edição de grande sucesso na Fazenda da Grama. João Guerra e Eduardo Ayrosa foram ganhadores dos troféus individuais para bola mais perto da bandeira e drive mais longo com o detalhe que no evento organizado pela Central Sports todos subiram ao pódio. Os cem jogadores foram agrupados em três equipes e houve premiação para as três primeiras equipes. A idéia central do executivo e golfista Alcides Casado sempre foi que a Duke Energy Cup fosse uma grande festa de confraternização e mais uma vez o objetivo foi alcançado.
Outro animado e organizado Pro Am foi realizado na segunda-feira no campo Flamengo, no interior paulista. No Campo do São Paulo Golf Club, o torneio beneficente para a Obra do Berço teve o patrocínio especial de Unibanco AIG e os patrocínios da SEM, Drogasil, JHSF, Banco Alfa, Citibank, Camargo Corrêa, Intermarine, Hedging Griffo, Mitsubishi, entre outras empresas que podem ser competitivas entre si, porém, unidas nas boas ações do golfe.

Para acompanhar a evolução qualitativa do golfe, o principal site especializado em marketing esportivo Máquina do Esporte lançou esta semana um boletim eletrônico, Máquina do Golfe. O boletim é dedicado exclusivamente aos crescentes negócios, ações empresariais e patrocínios do golfe, dentro e fora dos campos do quase milenar e sempre inovador esporte.

*Guillermo Piernes é consultor corporativo, escritor e palestrante de golfe. Assina as colunas de golfe da Gazeta Mercantil e da Revista Forbes. Autor de Tacadas de Vida (Ed. JB) e Liderança e Golfe (Ed. Paradiso). piernes@yahoo.com

Pódio

Martins e Salvia: No Pro Am do Martins e Salvia Invitational 2007 foi campeã a equipe capitaneada pelo profissional paraguaio Pedro Martinez e integrada por Fernando Marques, Alexandre Yoshida, Denis Meyer e Hirome Furumoto. Vice-campeã foi à equipe de Alessandro Fabietti, Leo Kryss, Mario Golombek, Fernando Gulo e Ronaldo Martins.
Vivo: No Vivo Golf Tour no Clube de Campo, nas diferentes categorias de amadores foram campeões José Fernando Barreto, Luis Almeida, Fabrice Meyer, Sergio Moya e Tupanagyr Gomes, o idealizador do recente torneio beneficente do Instituto Ronald McDonald.
Torneios: Nesta sexta-feira se realiza o torneio Tam Viagens Hole-In-One, no Clube Guarapiranga e o torneio pela Taça México, no Clube de Campo de São Paulo. No sábado se disputa o torneio da APG no campo do Champs Privés. Em 8 de junho, se realiza um Pro Am no Clube Santos-São Vicente.

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site