Brasil sedia o IV Sul-Americano de Match Play
O Brasil sediará pela primeira vez o Campeonato Sul-Americano de Match Play, torneio criado em 2006 e que define os campeões sul-americanos de golfe. O evento, que está em sua quarta edição, acontece entre os dias 10 e 15 de agosto no São Fernando Golf Club, em Cotia, na Grande São Paulo. O evento terá o patrocínio do Banco Alfa. Estarão presentes os melhores golfistas do Brasil e de outros nove países do continente: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
A competição nasceu de uma idéia brasileira. “O torneio mais tradicional do continente, a Copa Los Andes, é disputada por equipes. Não tínhamos um torneio que definisse os campeões individuais sul-americanos”, conta Wagner Rocumback, diretor técnico da Confederação Brasileira de Golfe na época da criação do evento. O torneio será sediado a cada ano por um país filiado à Federação Sul-Americana de Golfe – depois deste ano, o Brasil só voltará a abrigar o torneio em 2019.
Representarão o Brasil no IV Campeonato Sul-Americano de Match Play os seguintes jogadores: Daniel Stapff (PR), atual campeão brasileiro, Pedro Costa Lima (SP), campeão brasileiro de 2007, Felipe Navarro (RJ), primeiro do ranking nacional, Roberto Gomez (SP), tetracampeão brasileiro, Guilherme Oda (SP), segundo colocado do ranking, Nathalie Silva (SP), segunda colocada do ranking feminino, e Isadora Stapff (PR), vice-campeã brasileira. Eles buscarão um título inédito para o país, que ainda não teve nenhum jogador ou jogadora como campeão sul-americano.
“Temos representantes do mais alto nível, que jogarão num dos melhores e mais técnicos campos do País. O evento será um marco para o golfe brasileiro”, diz Rachid Orra, presidente da Confederação Brasileira de Golfe.
Os representantes masculinos foram escolhidos de acordo com a posição no ranking e por um torneio classificatório que aconteceu no próprio São Fernando, em junho. Já as mulheres foram escolhidas pelo ranking e por escolha técnica da CBG.
Em 2008, o Sul-Americano de Match Play foi realizado em setembro no Club de Polo y Equitación San Cristobal, no Chile. Os atuais campeões sul-americanos são o chileno Cristian Espinoza e a colombiana Maria Yacaman.
Formato do torneio – O IV Campeonato Sul-Americano de Match Play, como o próprio nome já diz, será disputado na modalidade match play, na qual os jogadores disputam buraco a buraco. É o formato consagrado pelos principais torneios nacionais amadores do mundo.
Nos dois primeiros dias de competição (dias 12 e 13), os jogadores serão divididos em quatro chaves (no caso dos homens) e duas chaves (no caso das mulheres) e todos jogarão contra todos num sistema chamado de Round Robin (18 buracos na quarta-feira e 36 na quinta-feira). A vitória nos embates individuais de match play vale 2 pontos, o empate vale 1 ponto e a derrota, nenhum.
Os dois primeiros colocados das chaves masculinas passam para as quartas de final, que serão disputadas na sexta-feira dia 14 à tarde, quando também serão jogadas as semifinais femininas. No sábado dia 15 acontece, pela manhã, a semifinal masculina e, à tarde, as finais masculina e feminina.
A chegada dos participantes do torneio está marcada para a segunda-feira dia 10, quando o campo já estará aberto para treino. Na terça, após mais um dia de treino, acontecerá o sorteio das chaves de jogo e haverá a cerimônia oficial de inauguração do torneio, com desfile das delegações e hasteamento das bandeiras dos países participantes, seguida de um coquetel de boas-vindas.
O campo – O São Fernando Golf Club é um dos melhores e mais tradicionais campos de golfe do Brasil. Ele ocupa o primeiro lugar da lista dos melhores campos do País elaborada pela edição americana da revista Golf Digest. Já sediou diversas edições do Aberto do Brasil e Amador do Brasil, os dois principais torneios do País, entre inúmeros outros torneios de ponta.
Patrocínio - O torneio tem o patrocínio do Banco Alfa e será organizado pela Confederação Brasileira de Golfe e Only Golf, com apoio da Federação Paulista de Golfe, do São Fernando Golf Club, da Titleist e da Prefeitura Municipal de Cotia. O evento conta com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte (lei nº 11.438), do Ministério dos Esportes.