Confederação Brasileira de Golfe

Brasil na Copa do Mundo de Golfe na China

16 de novembro de 2009

Por João Carlos Godoy

Os profissionais brasileiros Rafael Barcellos e Ronaldo Francisco (ambos na foto acima) já estão no Mission Hills, na China. Entre os dias 26 e 29 de novembro, o local será palco do Mission Hills World Cup, a Copa Mundial de Golfe, que distribuirá US$ 5,5 milhões em prêmios. Os brasileiros viajam com patrocínio da Gillette Fusion.

Ao lado de Barcellos e Francisco, entrarão em campo outras 27 duplas representando Espanha, Suécia, Irlanda, Inglaterra, Alemanha, África do Sul, Estados Unidos, Austrália, Dinamarca, Índia, Tailândia, Argentina, Itália, Japão, França, Taiwan, Nova Zelândia, Coréia, Gales, Escócia, Canadá, Singapura, Filipinas, Venezuela, Chile e Paquistão.

Nomes como o norte-irlandês Rory McIlroy, os australianos Robert Allenby e Stuart Appleby, o inglês Ian Poulter, o espanhol Sergio Garcia, o neo-zelandê Danny Lee e o sul-africano Rory Sabbatini são alguns dos destaques do torneio. ”É claro que a pressão é diferente de outros torneios. Uma coisa é você correr de kart, outra é você correr na Fórmula 1″, destaca Rafael Barcellos. “Mas se ficarmos entre os dez primeiros nos primeiros dias, daí para frente a pressão de jogo será igual para todos”, completa.

“Nosso jogo está muito sincronizado. Estamos prontos para tudo”, faz coro Ronaldo Francisco. “Tudo vai ser novidade para nós, mas acredito que saberemos controlar a ansiedade”, reforça.

É claro que para entrar em um combate deste nível os dois atletas não abriram mão dos treinos. “Minha rotina de treinos tem sido constante. Treinei seis dias por semana, cerca de quatro a cinco horas por dia. No intervalo entre minhas aulas eu sempre estava batendo bola”, revela Barcellos. “Por causa das duas agendas de trabalho nos clubes, eu treinei com o Ronaldo na semana passada de quinta-feira até domingo”.

“É claro que a disputa na China não vai ser fácil. Mas nossa vontade é muito maior. A própria classificatória para esse mundial já mostrou a nossa força”. E mostrou mesmo.

Os dois profissionais encerraram suas participações em setembro, na Copa Marriot Venezuela Plaea Grande, torneio do Tour de Las Américas, na terceira posição. A competição, que valia vagas para a Copa Mundial de Golfe, deixou Rafael Barcellos e Ronaldo Francisco empatados com a dupla da Guatemala na terceira posição, mas levaram a melhor no playoff. Detalhe: apenas as três primeiras duplas conseguiram a vaga. Os dois encerraram a disputa com um total de 266 tacadas, parciais de 66, 68, 64 e 68.

“Os golfistas de todo o Brasil estarão torcendo muito pelos dois. No ano em que o Rio de Janeiro foi escolhido para sediar os Jogos de 2016 e que o golfe voltou para as Olimpíadas, não poderia haver melhor notícia do que a participação do Brasil na Copa do Mundo”, diz Rachid Orra, presidente da Confederação Brasileira de Golfe.

“Não sei se ainda disputarei uma Olimpíada, mas este mundial é o torneio mais importante da minha carreira”, destaca Barcellos.

Copa do Mundo – Com sua primeira edição em 1953, a Copa do Mundo de Golfe, um torneio de duplas da Federação Internacional de PGA Tours, possui em sua história de vencedores nomes como Ben Hogan (1956), Arnold Palmer (1960/1962/1963/1964/1966/1967), Jack Nicklaus (1963/1964/1966/1967/1971/1973), Seve Ballesteros (1976/1977), Nick Faldo (1998), Tiger Woods (1999/2000), entre outros.

Na edição de 2008, a vitória ficou com a dupla da Suécia, formada pelos profissionais Robert Karlsson e Henrik Stenson.

Para saber mais sobre a Copa do Mundo de Golfe clique aqui.
 
 

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e fique por dentro das atualizações.

Mapa do Site