Brasil e Portugal unidos pelo golfe
Em visita recente a Portugal, as representantes da CBG e do Bureau Nacional de Turismo de Golfe, Ana Cecília Mazza e Lilian Urata, realizaram um conjunto de ações visando a aproximação do Brasil e de Portugal através do golfe.
A primeira delas foi o seminário “Conheça o Brasil Jogando Golfe” no Escritório Brasileiro de Turismo da EMBRATUR em Lisboa, que reuniu cerca de 20 operadores e agentes de viagens do país. Foi o primeiro evento com foco exclusivo neste segmento promovido pela Embratur na Europa desde que foram disponibilizados 11 novos produtos no mercado internacional.
Durante o seminário foram apresentados os empreendimentos com campos de golfe que fazem parte do Bureau.
O evento foi também prestigiado pelos participantes da 1ª Caravana TAP de Golfe que conheceram alguns campos no Brasil em março e já trazem resultados promissores, a exemplo da operadora In Golf, que fechou grupos de turistas para a Ilha de Comandatuba (BA). Ao todo, 250 passageiros vêm ao Brasil até o fim do ano em pacotes da empresa. As reportagens vêm a complementar a divulgação do Brasil como destino de golfe, com matérias assinadas pelos principais jornalistas do segmento em Portugal, como as revistas Hole One, O Mundo do Golfe, Villas e Golfe e a Atlantis, revista de bordo da TAP, já em circulação mundo afora.
A 2ª Caravana de portugueses irá ocorrer em meados de outubro ou novembro para conhecer os outros campos que não foram visitados, além de trazer novas operadoras e jornalistas, conforme anunciado por Airton Pereira, da Embratur.
Pretende-se ainda a realização de ação promocional direta aos golfistas e freqüentadores dos principais clubes de golfe de Portugal oportunamente próximo ao 1º Congresso de Golfe a ser realizado na Universidade do Algarve, de 29 de setembro a 01 de outubro, quando representantes da CBG estarão participando do evento.
Para isso foram contatados clubes de golfe situados na Costa de Lisboa (Quinta da Beloura, Penha Longa, Golf do Estoril, Quinta da Marinha e Lisbon Sports Club) que apresentaram o calendário de eventos de seus respectivos clubes para escolha dos torneios que receberão a presença do golfe brasileiro. “O Bureau espera atingir o maior número possível de golfistas com estas ações, seja através da imprensa, operadoras de turismo ou diretamente com o público final”, afirma Ana Cecília Mazza, diretora de turismo do Bureau.
Em visita à Federação Portuguesa e Golfe (FPG), entidade equivalente à CBG em Portugal, foi discutida a formatação do Campeonato Amizade Brasil x Portugal, que virá a alicerçar as bases de aproximação das entidades irmãs. O secretário geral da FPG, José Antonio Moreira, recebeu com entusiasmo a proposta e dedicou à CBG a seguinte mensagem no anuário da entidade: “Aos amigos da CBG, nesta data em que iniciamos uma nova aproximação com nossos amigos irmãos”.
O Bureau também estará presente na IGTM 2004 (International Golf Travel Market), principal feira do setor, que ocorrerá em Estoril/Sintra em dezembro, além da BTL em Lisboa no próximo ano, os quais complementarão as ações de aproximação ao mercado português, que é a porta de entrada do Brasil na Europa.
Foto: Karin L. Carvalho (EBT Alemanha), Silvana Nascimento (EBT Reino Unido), Airton Pereira (Embratur), Vera Sanches (EBT Portugal), João Moreira (presidente da Fed. Bras. de Convention & Visitors Bureaux), Flavia Malkine (EBT França), Ana Cecilia Mazza e Lilian Urata (CBG).
Divulgação: CBG/Bureau