Becker e Karina são campeões brasileiros juvenis
Não faltou emoção na final do XIX Campeonato Brasileiro Amador Pré-Juvenil e Juvenil, disputado no Alphaville Graciosa Clube, no Paraná, com o patrocínio do HSBC. Os títulos juvenil masculino, feminino e pré-juvenil masculino foram decididos no playoff. O torneio também definiu a equipe brasileira que disputará o Annual Canadian International Junior Challange, torneio que acontece de 15 a 18 de setembro no Canadá.
Os campeões juvenis foram os paulistas Rafael Becker e Karina Palmberg. Becker liderava o torneio ao término da segunda rodada. Na final, jogou 71 (um abaixo) e acabou empatado com o uruguaio Augustin Tarigo Beretervide, que jogou 67 (cinco abaixo, mesmo escore de Becker no dia anterior) e forçou o desempate. O paulista marcou um birdie no primeiro buraco do playoff e garantiu o título. Atrás do uruguaio ficaram o paulista Caio Barbosa, com 215 tacadas, e o carioca André Tourinho, com 219.
Entre as meninas, a emoção foi mais forte. O título acabou sendo decidido em dois buracos do playoff entre as paulistas Karina Palmberg e Daniela Murray, que liderou a competição durante os duas primeiras rodadas. Ambas jogaram 231 nos três dias de torneio, mas Karina levou a melhor com um birdie no segundo buraco do desempate e garantiu o título brasileiro juvenil feminino. Atrás de Daniela vieram a paranaense Larissa Rocha Pombo, do Paraná, com 246, e Hee Lin An, de São Paulo, com 248.
O título mais disputado foi o pré-juvenil masculino. O paranaense Uri Bogoslavsky e o gaúcho Gustavo Chuang empataram com 224 tacadas e foram para o playoff, que só foi decidido no terceiro buraco, com um birdie que garantiu a vitória de Uri. Entre as meninas, o título pré-juvenil ficou com a carioca Vitoria Branco Teixeira, com 256 tacadas, seguida por Petra Boboslavsky, com 260.
Time pronto – Após a cerimônia de premiação, foi anunciada a equipe do HSBC que disputará o Annual Canadian International Junior Challange. Ela será formada pelos jovens Rafael Becker, Caio Barbosa, Luis Gama (todos de São Paulo) e pelo carioca André Tourinho (na foto, ao lado de Fernando Moreira, CEO da Seguradora HSBC).
Equipes – O time da Federação Paulista de Golfe levou o título masculino e feminino da Copa Juventude de Golfe, torneio entre equipes formadas por cada federação. O segundo lugar do masculino e do feminino ficou com os jovens da Federação Paranaense e Catarinense de Golfe.
Becker ficou com o título da categoria B e Uri, com o da categoria C masculina. Leonardo Kitahara venceu a categoria D e Lucas Gabriel dos Santos, do Paraná, foi o campeão da categoria E. Entre as meninas, Karina Palmberg levou o título da categoria B, Petra foi a campeã da categoria C e Vitoria Teixeira venceu na categoria D.