As pontes entre os esportes
POR GUILLERMO PIERNES*
O São Paulo Futebol Clube é o primeiro clube paulista de futebol a contar com um Departamento de Golfe. A criação do Departamento foi realizada após a constatação que mais de 50 sócios do tri-campeão brasileiro de futebol são golfistas registrados. Mais informações no portal www.golfnegocios.com
Antes da aprovação do Departamento de Golfe tive a honra de ser convidado pela diretoria do São Paulo para pronunciar uma palestra sobre a contribuição do golfe ao clube. Destaquei que o golfe é campeão em marketing de relacionamento ou como esporte disciplinador de jovens com a ética por sobre todos os valores.
A solidariedade, outro valor constante no golfe, venceu no V Bem Golden-Cross, no campo do Guarapiranga. Foram arrecadados R$100 mil para quatro entidades filantrópicas. O Hospital Alemão Oswaldo Cruz foi uma das várias instituições e empresas que também patrocinou e apoiou o evento beneficente.
A ética do golfe motivou outro convite especial para o escritor de golfe: Árbitro Geral do Primeiro Festival de Dragon Boat no Brasil, em Santos. Os organizadores – Canoa Brasil e Selva Aventura – apostaram que as decisões do arbitro golfista, apesar das suas limitações técnicas, seriam baseadas no principio de equidade, priorizado nas Regras do Golfe e aplicado em todo jogo pela grande maioria de praticantes.
Foram 24 equipes de 10 remadores nas longas canoas, além do tambor e o leme, com muitas baterias, grande público e televisão acompanhando o primeiro Festival dessa milenar modalidade chinesa na América Latina.
Os remadores aceitaram todas as sentencias e decisões, sentindo que foram baseadas no centenário principio do golfe de aplicar o bom senso com equidade. Se os grandalhões e musculosos remadores tivessem discordado do árbitro golfista, provavelmente esta coluna de golfe não teria sido escrita por razões de força maior.
*Guillermo Piernes é consultor, palestrante e escritor. Colaborador das revistas Golf Digest e Elite Magazine. www.golfempresas.com.br
O ponto de vista dos colunistas não expressa necessariamente a opinião da CBG.