A flexibilidade no topo
POR GUILLERMO PIERNES*
Como todo esporte, quando mais cedo se começa a sua pratica melhor o resultado. A flexibilidade dos corpos jovens é uma grande vantagem para obter boas batidas de golfe. A distancia da bola é alcançada pela velocidade da cabeça do taco no momento do impacto com a torção do tronco do jogador.
Para lograr esse desempenho como o passar do tempo, os profissionais recomendam a máxima atenção para um programa de treinamento com exercícios de flexibilidade. Quanto maior a idade menor a flexibilidade. A flexibilidade está intimamente relacionada com a mobilidade articular e a elasticidade muscular. Mais informações no portal www.golfnegocios.com
A fisioterapeuta Sandra Chiavegato Perossi explica que com o passar do tempo o tecido conjuntivo torna-se mais rígido e as articulações menos móveis. Há a formação de ligações cruzadas entre fibrilas de colágeno adjacente, reduzindo a elasticidade e favorecendo a lesão mecânica do tecido afetado. Pesquisas corroboram a importância do treinamento de flexibilidade e das práticas alternativas, como o yoga e shiatsu, na promoção da flexibilidade.
“Os exercícios do método Pilates também são excelentes para todos os esportistas, especialmente para os golfistas”, comentou a fisioterapeuta Flávia Manhães. A profissional destacou o treinamento da flexibilidade como fundamental.
O primeiro evento internacional do ano será no clube Itanhangá do Rio de Janeiro, de 23 a 25 de janeiro. A exibição válida pela HSBC LPGA Brasil 2009 Cup, de 23 a 25 de janeiro, terá a presença de 14 jogadoras profissionais da LPGA, entre elas as brasileiras Ângela Park e Maria Cândida Hannemann e uma amadora do Brasil.
Três das jogadoras figuram entre as primeiras 20 do ranking da LPGA. A empresa responsável pela exibição é a Brasil1. A rede hoteleira Promenade se somou ao evento oferecendo grandes descontos para os golfistas nos seus hotéis próximos ao Itanhangá, na Barra da Tijuca.
*Guillermo Piernes é consultor, palestrante e escritor. Colaborador das revistas Golf Digest e Elite Magazine. www.golfnegocios.com
O ponto de vista dos colunistas não expressa necessariamente a opinião da CBG