Confederação Brasileira de Golfe

Swing e putting com tecnologia de ponta

04 de dezembro de 2014

use estaUm acordo firmado com o Ministério do Esporte possibilitou à CBG a aquisição de dois tipos de equipamentos: o FlightScope X2, que contém um poderoso software e radar Doppler capaz de analisar em 3D e com extrema precisão não apenas os ângulos de ataque, mas também aspectos como trajetória e voo da bola;  e o  Sam PuttLab Standart, que oferece ao golfista todos os dados possíveis sobre seu putting, configurando-se em 28 parâmetros de análise.

Foram compradas seis unidades de cada um dos aparelhos, os quais circularão pelo país para auxiliar os profissionais de alto rendimento a entenderem com precisão e certeza científica o que acontece com seus movimentos e com a bola. Os aparelhos ficarão sob supervisão e aplicação do coach e gerente técnico da CBG, Nico Barcellos, e dos coaches regionais Tiago Silva, do Rio de Janeiro; Vinicius Muller, de Porto Alegre; e Luiz Miyamura, de Curitiba.

Para poderem extrair toda a potencialidade desses aparelhos imprescindíveis para um desempenho que seja realmente de alto rendimento, Barcellos, Silva, Muller e Miyamura receberam três dias de treinamento teórico e prático para dominarem o FlightScope X2 e o Sam PuttLab.

O curso aconteceu do dia 1 ao três de dezembro, no Clube Curitibano, e foi ministrado pelo coach nacional da Confederação Brasileira de Golfe, Shaun Case. Também esteve presente ao treinamento o golfista profissional Daniel Stappf, que serviu como exemplo de análise ao ter seu stroke de putter testado com o Sam PuttLab.

“Para o uso eficiente desses importantes equipamentos de análise é preciso adquirir uma boa compreensão do funcionamento e das suas funcionalidades, para que não se chegue a conclusões equivocadas e, consequentemente, a decisões e estratégias de treino igualmente errôneas. Nesse curso atingiu-se o objetivo de todos aprenderem o manuseio, habilidade que tende naturalmente a aumentar à medida em que as análises e horas de uso forem se acumulando”, concluiu Shaun Case.

 

“Sem dúvida, a CBG deu um enorme passo na área técnica ao importar esses equipamentos de alta precisão. Agora, temos condições de analisar com exatidão os movimentos dos jogadores, tanto no putting quanto no full swing. Isso trará grandes resultados num futuro próximo. Não podemos deixar de agradecer ao Ministério dos Esportes por essa grande parceria”, disse Nico Barcellos.

Assim como todos os outros participantes, o coach regional Luiz Miyamura também reagiu positivamente: “O curso possibilitou uma excelente compreensão do funcionamento e das possibilidades de manuseio dos aparelhos, os quais serão determinantes para atingirmos uma melhor performance nas competições de alto rendimento. É uma honra fazer parte desta equipe, a qual hoje está capacitada para atingir níveis expressivos no cenário internacional”, resumiu o profissional.

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e fique por dentro das atualizações.

Mapa do Site