Confederação Brasileira de Golfe

O jogo pela vida

22 de abril de 2009

*POR GUILLERMO PIERNES

Idosos com Mal de Alzeimer e crianças com Síndrome de Down tem no golfe um grande aliado para atravessar os labirintos mentais e melhorar a coordenação motora e a integração social.

A Primeira Escola de Golfe para pessoas com necessidades especiais Heme Aqui cumpriu 10 anos. A instituição funciona no campo público de golfe da Cidade de Buenos Aires, no bairro de Palermo . Todas as semanas, umas 80 crianças com Down incorporam exercícios de coordenação e concentração. O padrinho da instituição é Roberto de Vicenzo, uma lenda do golfe mundial que aos 86 anos ainda luta para aproveitar todas as vertentes do golfe.

Os médicos e pedagogos escolheram o golfe para as crianças com Down porque a modalidade exige concentração, ajuda a estabelecer relação entre o espaço e a distancia, ensina valores éticos e morais durante o jogo, favorece o ritmo cardíaco, permite a pratica com parceiros com diferentes níveis de habilidade facilitando a integração.

O golfe também ajuda como terapia motivacional e ocupacional a idosos com Alzeimer, num afluente condomínio para a terceira idade na Califórnia. No meio da bruma mental que afeta o raciocínio, a fala e a execução de simples tarefas, vários idosos com Alzeimer jogam golfe. Todos jogavam golfe antes de sofrer do Mal. O swing flui com a facilidade próxima dos anos moços. Carl Coltman, professor de Neurologia da Universidade de Califórnia, explica que a memória motora dificilmente se perde.

Os movimentos para fazer que a bola voe parecem estar gravados junto às lembranças mais antigas. Assim resistem ao avanço do Mal que cruelmente apaga da memória os nomes de seres queridos, rostos familiares, momentos importantes. Quando a bola volta a voar, por um instante retorna o brilho ao olhar.

Um grupo de especialistas em golfe e saúde articula ações para que os benefícios da modalidade cheguem para pessoas com Dow e Altzeimer no Brasil. O email de contato do grupo é atendimentos@golfempresas.com.br . É um pequeno passo, porem toda caminhada começa por um passo.

*Guillermo Piernes é consultor, palestrante e escritor. Colaborador das revistas Golf Digest e Elite Magazine. www.golfempresas.com.br

O ponto de vista dos colunistas não expressa necessariamente a opinião da CBG.

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site