Guillermo Piernes – O agito imobiliário
O golfe transformou-se num fenômeno econômico intimamente ligado à atividade imobiliária no mundo e atualmente no Brasil assistimos a adaptação de empreendedores e empresas construtoras a essa nova realidade.
A inícios da década dos noventa apenas existiam 200 campos de golfe na Espanha. Hoje existem 270 em funcionamento e mais de 200 projetados. Complexos residenciais, hotéis e resorts acompanham esses campos em 70% dos casos. Em Málaga, na Costa do Sol ou Costa do Golf a indústria imobiliária com golfe significa uma movimentação de mais de 800 milhões euros ou mais de R$2 bilhões por ano.
Na Argentina o boom do golfe foi impulsionado pela proliferação de campos dentro de condomínios residências. No Brasil existem hoje mais de 40 projetos imobiliários com campos de golfe, principalmente no litoral do Nordeste e interior de São Paulo e Paraná. O primeiro campo de golfe do Ceará está inserido no empreendimento luso-brasileiro Aquiraz Riviera, onde figuram 8 Hotéis, um centro comercial, 650 lotes uni familiares e 1050 aptos. O investimento total é de cerca de U$ 300 milhões.
Nos empreendimentos com golfe, as moradias são valorizadas pela sua posição em relação a locais especiais do campo. Uma moradia num ponto estratégico, como frente a um lago ou um green pode significar um valor agregado de 50% a 100%, um mecanismo de valorização impensável até poucos anos atrás. Mas informação no portal www.golfenegocios.com.br
O Sant´Anna Golf Club, na cidade de Amparo no interior paulista, finalizou as obras do seu Club House. O campo de nove buracos num belo vale e vizinho ao hotel de cinco estrelas que dá o apoio, está sendo concluído por Sebastião Neres da NGA Golf. Sebastião foi responsável pela execução do campo do Damha, idealizado por Ricardo Rossi e também cuida da reconstrução do Búzios Golf & Country Club, além de ser responsável pelo campo de Itu. O promotor do SantAnna Golf Club, Roberto Toledo, disse que a data da inauguração do campo está próxima.
A atração do golfe também está mudando parâmetros no marketing. Para a Mercedes-Benz o enfoque é menos tênis e mais golfe. Segundo Jens Israng, diretor de vendas e pós-vendas da marca para a América Latina "há, de fato, uma tendência mundial de investir mais no golfe e diminuir um pouco o investimento no tênis".
A BT, líder mundial no fornecimento de soluções convergentes para comunicação corporativa, iniciou patrocínios no golfe brasileiro. A empresa inicialmente apóia o circuito empresarial e poderá dar novos passos no mundo do golfe. A empresa opera há mais de 40 anos na América Latina. O Brasil é a base de um dos quatro centros de operação global da BT, desenvolvidos e capacitados para receber projetos de offshoring.
Com o patrocínio é do Diners Club, co-patrocínio da Contax e o apoio da Gazeta Mercantil, entre outros, o primeiro grande torneio com profissionais da temporada será o Aberto do Estado do Rio de Janeiro a ser realizado de 20 a 24 de maio, no campo do Gávea.
Nesta semana, se realiza o IV Instituto Ronald McDonald Invitational Golf Cup, programado no Clube de Campo de São Paulo. Parte da renda foi destinada à construção da unidade de internação onco-hematológica pediátrica do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte.
O Hospital Alemão Oswaldo Cruz decidiu investir no marketing de classe profissional ao patrocinar um torneio reservado apenas para médicos golfistas. O evento, com apoio de Unibanco, SulAmérica e Qualicorp e a organização de Golfe & Cia, foi programado para 16 de maio no Clube de Campo de São Paulo. A iniciativa foi de Klaus Behrens, diretor do conceituado hospital de São Paulo, numa amostra que o golfe penetra em novas áreas.
O colunista é consultor, palestrante e escritor. Autor de Liderança e Golfe. Colunista da Gazeta Mercantil e Golf Digest.