Confederação Brasileira de Golfe

Guillermo Piernes – Aprenda Golfe

03 de abril de 2008

Com a participação de ícones do esporte começa na semana próxima a campanha publicitária para incentivar o aprendizado do golfe, veiculada por numerosos meios de comunicação.

O projeto Aprenda Golfe da Federação Paulista de Golfe (FPG) busca despertar o interesse pelo esporte, com o apelo da participação de astros esportivos como Pelé, Hortência e Rubens Barrichello. O custo da mídia que apresentará a campanha publicitária foi estimado em R$10 milhões.

Será uma campanha inédita na área do esporte, incentivando a pratica de uma modalidade especifica e dirigida a todas as faixas etárias. O golfe brasileiro evoluiu sensivelmente nos 15 anos. Nesse período o número de campos passou de 60 para 107 e o de praticantes de sete mil para 25 mil.

A FPG celebrou seus 35 anos com uma homenagem aos 40 clubes filiados e aos principais veículos de comunicação que ao longo dos anos têm contribuído para o desenvolvimento do esporte, entre eles Gazeta Mercantil. A coluna semanal de golfe deste jornal celebrará este ano, 700 colunas, publicadas nos últimos 14 anos.

A FPG também homenageou os seus presidentes ao finalizar o Campeonato Bandeirantes, primeiro torneio válido pelo ranking nacional amador do ano. O vencedor do torneio realizado no Clube Guarapiranga foi Pedro Costa Lima, do São Paulo Golf Club. A cerimônia foi presidida por Marcio Melo, titular da FPG e Álvaro Almeida, da CBG.

Um dos termômetros do crescimento do golfe é o crescente número de projetos de resorts e condomínios com campos de golfe, em volta de 40 na atualidade. Além do litoral nordestino, o centro-oeste é também cenário de novos projetos. Um projeto inicial ainda sem detalhamento foi apresentado pelo grupo espanhol Aymerich Golf para um grupo de possíveis clientes na localidade turística de Pirenópolis, em Goiás, a 150 quilômetros de Brasília.

Outro incipiente projeto com golfe em Goiás, que chama a atenção fica apenas a 50 minutos de carro de Brasília, próximo das cachoeiras de Itiquira, região de forte turismo, vizinha ao limite do Distrito Federal. O projeto será desenvolvido numa antiga área degradada por pastagens, limítrofe a uma densa vegetação nativa com 14 cachoeiras. Os proprietários da área total de 3.000 hectares estão em negociação com parceiros para o empreendimento.

Outro campo no interior, desta vez no Paraná, ficou consolidado como cenário do esporte. De 11 a 13 de abril o Aguativa Golf Resort realizará seu terceiro campeonato aberto. O certame é válido pelo ranking paranaense no campo de nove buracos. Aguativa conta com um driving range aquático, com um lago como área de pratica. Os jogadores utilizam para a prática bolas de golfe flutuantes.

Bolas fosforescentes foram utilizadas no recente torneio noturno no Centro Paulista de Golfe. As bolas têm como distribuidor exclusivo no Brasil a empresa Golf Walk. Em 1998, este colunista organizou com essas bolas fosforescentes o primeiro torneio noturno disputado no Brasil, no Clube de Golfe de Brasília, inspirado num evento ao luar na California. A experiência ou a sorte noturna ajudou. Integramos a equipe campeã no primeiro torneio ao luar de 2008.

Com bolas normais e à luz do dia se realiza esta semana a etapa Sol Meliá do circuito CEG num ano de grandes novidades para o golfe brasileiro, entre elas um circuito profissional de alto nível. 

O colunista é consultor, palestrante e escritor. Colunista da Gazeta Mercantil e Golf Digest. Autor de Liderança e Golfe.  www.golfenegocios.com.br

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site