Guillermo Piernes – A emoção chegou antes da final
Nem sempre as coisas no golfe saem como programadas. A milionária Fedex Cup, criada para dar mais emoção ao principal circuito profissional do mundo, terá uma final com o nome do campeão já conhecido e com a ausência da maior atração internacional, Tiger Woods, que continua impossibilitado de jogar por uma lesão.
Vijay Singh, das ilhas Fiiji, jogará o último torneio da série na última semana de setembro, com o título garantido pelo soma de pontos acumulados na série de torneios finais. Singh deverá levar também o cheque de U$10 milhões que acompanha o título. Vijay, de 45 anos, somente perde o título e o cheque se não jogar ou for desclassificado. O campeão da passada temporada foi Tiger Woods.
Depois da lesão de Tiger Woods as coisas complicaram para o prestígio americano na cúpula do golfe internacional. Não somente o título da Fedex Cup foi para um golfista do arquipélago do Pacífico como nos últimos grandes eventos profissionais, os vencedores foram de outros países. No último grande torneio do circuito PGA, o BMW Championship, o vencedor foi Camilo Villegas, da Colômbia. Como no próprio jogo do golfe, nada adianta chorar ou reclamar, o importante é dar uma próxima tacada.
Estados Unidos buscará mostrar que ainda reúne os melhores jogadores do mundo na Ryder Cup. Será um desafio porque que fazem três edições que os profissionais de Europa vencem sem atenuantes na maior disputa do golfe entre os dois poderosos centros. A Ryder Cup, disputada bi-anualmente, será realizada de 19 a 21 de setembro, em Valhalla, Estados Unidos.
A equipe americana será renovada, anunciou seu capitão Paul Azinger. A equipe será integrada por Chad Campbell, Stewart Cink, Ben Curtis, Jim Furyk, J.B. Holmes, Anthony Kim, Justin Leonard, Hunter Mahan, Phil Mickelson, Kenny Perry, Steve Stricker e Boo Weekley. O capitão da equipe da Europa, Nick Faldo, escolheu Justin Rose, Søren Hansen, Oliver Wilson Padraig Harrington, Sergio Garcia, Lee Westwood, Henrik Stenson, Robert Karlsson, Miguel Angel Jiménez e Graeme McDowell para defender o título.
No Brasil, a Duke Energy mais uma vez foi excelente anfitriã de um evento de golfe. Foi na etapa do CEG na Quinta da Baroneza. A equipe Experian integrada por Claudio Morelli, Yoshimi Yagura, José Geraldo Dontal e Etore Silva sagrou-se campeã. Bruno Tariant, da equipe Sol Meliá, ganhou dois prêmios especiais por tiros de aproximação de mãos de Alcides Casado, diretor comercial da empresa de energia.
No Rio de Janeiro, o campo do Itanhangá será o cenário da terceira etapa brasileira do BMW Golf Cup International 2008. O circuito amador da montadora alemã reúne convidados num festivo entorno. O circuito é realizado no Brasil e outros 42 países, com a final mundial programada para dezembro, em Buenos Aires.
O evento no Rio de Janeiro onde participam cerca de 120 golfistas, conta com o apoio de várias empresas além da montadora alemã, entre elas Puma e YKP. “O mundo do golfe e do automobilismo convivem com harmonia”, sintetizou Henning Dornbusch, diretor presidente da BMW do Brasil.
O colunista é consultor, palestrante e escritor. Colunista da revista Golf Digest. Autor de Liderança e Golfe.