Guillermo Piernes – A atração da classe média
Para popularizar a prática do golfe, o presidente da Federação Portuguesa de Golfe afirma que “é preciso baixar os preços”. A velha e efetiva receita da Mãe Pátria vale para alguns campos onde ainda se prefere a melancólica visão dos gramados sem jogadores a uma redução do valor do green fee.
Manuel Agrellos, presidente da FPG, afirma que só baixando os preços das voltas de golfe é possível tornar este esporte mais praticado entre os portugueses, já que estrangeiros não faltam nos campos lusitanos. “Entram mais de 400 mil turistas em Portugal para jogar golfe”, disse Agrellos, lembrando também as verbas geradas diretamente e indiretamente que somam cerca de E$ 1,8 bilhões, excluindo os investimentos imobiliários com campos de golfe. Em Portugal estão registrados 15 mil jogadores portugueses.
“Quem populariza as modalidades e lhes retira o elitismo são sempre as classes médias, pelo que os preços se devem adaptar”, disse Agrellos durante o Portugal Golf Show, no Centro de Congressos de Lisboa, onde também participou a Embratur e o Bureau Brasileiro de Turismo de Golfe.
Também tem razões financeiras a atual pressão sobre o Comitê Olímpico Internacional para incluir o golfe nas Olimpíadas de 2016. A inclusão do golfe nas Olimpíadas possibilitaria o aumento do financiamento governamental que a modalidade receberia em cada país. Mais informação sobre o tema no portal www.golfenegocios.com.br
A mexicana Lorena Ochoa acumulou U$12 milhões na sua carreira profissional na LPGA. É a jogadora numero um do ranking mundial. Foi indicada como atleta do mês nos Estados Unidos. Entre vitória e vitória, preparou uma mensagem especial para os participantes da II Taça México que se realiza esta semana no Brasil, e que arrecada verbas para a Escola Estadual do México que abriga mais de dois mil alunos carentes na Vila Dionísia, em São Paulo.
O clube de Campo foi também recente cenário de dois grandes torneios o beneficente V Instituto Ronald McDonald e o organizado para homenagear médicos do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Após o Aberto do Rio de Janeiro que foi vencido pelo profissional gaúcho Vinicius Muller e escoltado pelo paulista Fabiano dos Santos, é aguardado para os próximos dias o anúncio de um importante circuito profissional.
O colunista é consultor, palestrante e escritor. Autor de Liderança e Golfe. Colunista da Gazeta Mercantil e Golf Digest. www.golfenegocios.com.br