Giordano Junqueira lidera Faldo Series
VEJA HORÁRIO DE SAÍDA E RESULTADOS AQUI
O paulista Giordano Junqueira saiu na frente na categoria geral da Faldo Series South America Championship, a final sul-americana do circuito mundial criado pelo campeão britânico Nick Faldo. O torneio, que está sendo disputado no Itanhangá Golf Club, no Rio de Janeiro, vale pontos para o ranking mundial de golfe e selecionará os jogadores que representarão a América do Sul na final mundial da Faldo Series, que será disputada em outubro na Costa do Sauípe, na Bahia. Será a primeira vez que a final do torneio irá acontecer fora do Reino Unido.
Giordano jogou uma volta de 69, ou três abaixo do par do campo, que é 72. Em segundo lugar está o carioca André Tourinho, com 70 tacadas, seguido por Ken Villanger, também do Rio de Janeiro, e pelos argentinos Andres Schonbaum e Ezequiel Moroncom, todos com 72 tacadas.
Na categoria Misto 18 a 21 anos, quem lidera é Ken Villanger. Junqueira está na frente da categoria masculina até 18 anosm, seguido de perto por André Tourinho; Andres Schonbaum lidera no grupo de até 17 anos com 72, ou duas tacadas de vantagem em relação ao paulista Rafael Becker; Julian Passera, da Argentina, está na frente na categoria de até 16 anos, com 73 tacadas, contra 76 do segundo colocado, o paulista Thiago Masini; na categoria até 15 anos, quem está com a liderança é o paranaense Uri Bogoslavsky, com 75, seguido de perto pelo paulista Patrick Murray, com 76.
Entre as meninas, a liderança é dividida pela carioca Ana Paula Costa (foto à dir.) e pela paulista Karina Palmberg, ambas com 78 tacadas. Em seguida está a paranaense Gabriela Ramirez, com 79.
Exemplo de campeão – O fato triste da rodada foi a desclassificação do gaúcho Felipe Lessa, o Torito, recente campeão brasileiro. Ele foi desclassificado por ter assinado um cartão de jogo com a contagem errada – ele havia jogado 76, mas assinou um cartão que marcava 75 tacadas. Detalhe: foi o próprio Torito quem percebeu o erro e o assumiu, se autodenunciando. “Ele deu um grande exemplo. Foi uma atitude de campeão. A intenção da Faldo Series é incentivar atitudes de honestidade como essa”, disse Michael Nagy, da Golf Corporate Brasil, empresa que está organizando o evento. Mesmo desclassificado, Torito faz questão de prestigiar o evento e acompanhar o jogo de seus colegas até o fim.
Aprendizado – A Faldo Series não é feita apenas de competição, mas também de aprendizado. O inglês Keith Wood, professor de golfe com alunos do naipe de Seve Ballesteros, Stephen Ames e do próprio Nick Faldo, fez sucesso entre a meninada e lotou as clínicas que ministrou para os participantes do torneio e para os alunos das escolinhas de Japeri e do Itanhangá. Outra fera presente ao evento é Joe Eischen, preparador físico especializado em golfe e membro da equipe de Faldo.
A Faldo Series South America Championship conta com o apoio e organização técnica da Confederação Brasileira de Golfe e da Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro. O torneio conta pontos para o ranking mundial do R&A, órgão máximo do golfe mundial, e tem o apoio do European Tour, PGA e do próprio R&A. O Brasil será sede da final da Faldo Series South America pelos próximos cinco anos. Isso significa que os melhores jogadores juvenis e com até 21 anos de idade dos demais países da América Latina disputarão por aqui as finais do continente até 2012.
O evento conta com o patrocínio da Costa do Sauípe, TAP, JZ Congressos e Stands.