Gama vence no Rio
PARA VER RESULTADO FINAL CLIQUE AQUI
O paulista Luis Gama desencantou e venceu seu primeiro torneio do Tour Nacional de Golfe Juvenil, disputado no Gavea Golf & Country Club, no Rio de Janeiro. Na etapa anterior, disputada no Arujá Golf Club, em São Paulo, Gama perdeu no play off para o também paulista Giordano Junqueira. No ano passado, ficou em segundo lugar na etapa de Campinas. Isso sem contar o vice-campeonato nos abertos de Poços de Caldas e do São Fernando Golf Club. “Não tomei decisões corretas nesses torneios. Faltou experiência”, conta o jogador.
Desta vez, Gama, de 17 anos, liderou o torneio de ponta a ponta e venceu com 207 (69/67/71), com duas tacadas de vantagem em relação aos segundo colocado, o argentino Ary Rodriguez, que jogou 209 (72/70/67). Gama, que joga em Campinas, começou bem a rodada final, com dois birdies na primeira volta. No buraco 10, porém, mandou a bola para a água e amargou um double bogey. Nos buracos 12 e 13, se recuperou com birdies. Mesmo tendo marcado bogeys nos buracos 15, 16 e 17, não chegou a perder a liderança em nenhum momento.
A terceira colocação ficou com o paulista Rafael Becker, com 215, seguido por Daniel Staff e Bernardo Willemsens (ambos com 216) e por Ivan Tsukazan e Matthew Every, ambos com 217.
Na categoria B, o paulista Rafael Becker foi o campeão com 215 tacadas, uma de vantagem para o paranaense Daniel Stapff. Com 217 tacadas, o paulista Ivan Tsukazan venceu o jogador do RJ Matthew Every na categoria C a partir do critério de desempate.
Já na categoria D, os jogadores do Rio garantiram as duas premiações. Leonardo Kitahara foi o primeiro colocado, disparado na frente com 232 tacadas. Com 257, Lucca Horwitz ficou com o segundo lugar. Na categoria E, o catarinense Lucas Gabriel dos Santos foi o vencedor entre os jovens com até 11 anos de idade. Lucas totalizou 260 tacadas contra 283 do paranaense Ulisses Toledo Jr.
“O torneio foi um sucesso, com um nível técnico fantástico. Aprendemos muito vendo o bom nível do jogo dos nossos convidados argentinos”, disse Vicky White, presidente da Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro. Ela se referiu aos dois jogadores vindos do país vizinho atendendo a convite da CBG.
Se no masculino a Argentina ficou com o vice-campeonato, no feminino venceu com folga. A argentina Melani Sisto marcou 217 tacadas (70/76/71), contra 228 de Karina Palmberg, a vice-campeã (80/72/76), seguida por Hee Lim An (238), Gabriela Ramirez (241) e Larissa Rocha Pombo (245).
Com 238 tacadas somadas, a paulista Hee Lim An foi campeã da categoria B com três tacadas de vantagem para a paranaense Gabriela Ramirez. Na categoria C, a carioca Ana Paula Costa totalizou 252 tacadas e venceu com onze tacadas de vantagem a paranaense Petra Bogoslavsky. A campeã da categoria D foi a carioca Vitória Teixeira, que somou 255 tacadas contra 317 da catarinense Julia Debowski.
Incentivo – No sábado e no domingo, o Tour contou também com uma disputa de seis buracos pela Categoria Incentivo. Os pequenos golfistas iniciantes que ainda não possuem handicap, se dividiram em duas categorias: Tee Vermelho e Tee Amarelo. Entre os maiores, que jogaram do Tee Vermelho, a vitória foi da jovem golfista de Japeri Emilene Ribeiro que totalizou 87 tacadas e venceu pelo critério de desempate Graziela Pires, também de Japeri. Já o pequeno Guillermo Berengua Neto, foi campeão da categoria do Tee Amarelo com 73 tacadas, quatro de vantagem para Lorenzo Horwitz.
Convocação – A Confederação Brasileira de Golfe aproveitou para anunciar a formação da equipe brasileira que representará o país no Sul-Americano Juvenil, que será disputado de 10 a 15 de março na Colômbia. Entre os meninos, os paulistas Luis Gama e Giordano Junqueira conquistaram a vaga graças ao ranking. Já Felipe Navarro foi a escolha técnica da confederação – e foi também o terceiro colocado no ranking. Já o time feminino será formado pela paulista Karina Palmberg e pelas paranaenses Gabriela Ramirez e Larissa Rocha Pombo – as três primeiras colocadas no ranking.
Os vencedores do Tour Juvenil 2007 receberam das mãos de Raquel Gomez, representante da IMG Academies no Brasil, seus vouchers para passar uma semana na academia de David Leadbetter.
A 2ª Etapa do Tour Nacional de Golfe Juvenil teve o patrocínio da Oi e apoio da Promenade Flats e Hotéis e Richard´s, além da parceria com a IMG Academies.
Parceria – A CBG e a IMG Academies dão continuidade esse ano ao acordo firmado em 2007, que concede aos melhores jogadores do Tour Nacional de Golfe Juvenil uma semana de treinamento na conceituada David Leadbetter Golf Academy, na cidade de Bradenton, na Flórida, Estados Unidos. David Leadbetter é reconhecido como um dos melhores instrutores de golfe do mundo. Seu método de treinamento revolucionou o esporte, impactando positivamente o golfe juvenil e tornado-se referência em treinamento para campeões. O contato da IMG Academies no Brasil é imgacademiesbrasil@uol.com.br.