Etapa do Diners Club Golf Tour acontece só para amadores
Nos dias 19, 20 e 21 de abril, acontece a segunda etapa do Diners Club Golf Tour – o primeiro tour de golfe, que revolucionou o cenário da modalidade no Brasil –, no Clube de Golfe de Brasília (DF).
Essa fase estende-se apenas a golfistas amadores, principalmente empresários, diplomatas e executivos do governo, e dentre os 140 inscritos, destaque para Willian Barr, consultor para assuntos políticos da embaixada americana; José Vasquez, presidente da Cia Energética de Goiás; José de Anchieta Helcias, diretor de relações governamentais (TAM); Liv Kerr, embaixadora da Noruega; Asko Numminen, embaixador da Finlândia etc.. A modalidade disputada será a Stroke Play – em 54 buracos, sendo 18 por dia -, nas categorias masculina e feminina.
Dentro dessas categorias os handicaps se dividem da seguinte maneira: para o masculino – até 09, de 10 a 16, de 17 a 23, de 24 a 30 e Senior; para o feminino – até 15, de 16 a 24 e 25 a 33. Handicap é a pontuação que classifica o nível do jogador. O procedimento é o de subtrair o valor do handicap pelo total de tacadas durante uma partida, permitindo que bons jogadores joguem com iniciantes nas mesmas condições de vitória.
Diners Club Golf Tour
O Diners Club Golf Tour caracteriza-se por oferecer o maior prêmio da história do golfe brasileiro, superando agora, em 2002, a própria marca atingida no ano passado. Ao todo serão distribuídos R$ 450 mil entre as seis das sete fases do torneio (os jogos realizados em Brasília não terão profissionais, portanto a premiação não será feita em dinheiro). As demais etapas acontecem em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Bahia. Além disso, mais R$ 30 mil serão divididos em 15, 10 e 5 mil reais para os três primeiros colocados do ranking no final deste ano.
O evento é uma promoção da Speed Sports Marketing, com a supervisão técnica da Confederação Brasileira de Golfe e Federações Estaduais, no caso dessa etapa em Brasília, a FECONG – Federação Centro-Oeste/ Nordeste de Golfe. O patrocínio principal é da Diners Club International, e conta também com participações da Embratel, Varig, além de importantes apoios como Hertz, Dockers, Gazeta Mercantil e Revista Quem Acontece.
O Diners Club Golf Tour faz parte do calendário válido para o ranking brasileiro, que anteriormente era baseado em etapas isoladas, nas competições nacionais (Aberto do Brasil) e internacionais (European Tour). Isso, aliado à premiação, possibilitará que os jogadores profissionais e amadores tenham condições de se dedicarem ao golfe, aumentando as possibilidades para o surgimento de novos talentos e a projeção do esporte no país.
Divulgação: IBC Press