Cominese analisa visita a federações e clubes do Brasil
O Presidente da Confederação Brasileira de Golfe, Pedro Cominese, iniciou este mês uma série de visitas às federações e clubes de golfe espalhados pelo País. Seu objetivo é acompanhar de perto o desenvolvimento do esporte nas regiões norte, nordeste e sudeste (Minas Gerais), e adequar melhores condições de crescimento para estas regiões.
A viagem começou com visita à sede da Federação Norte de Golfe, em Belém (PA). Pedro Cominese e o vice-presidente da CBG, Yoshito Nomura, que acompanhou o presidente na viagem, foram recebidos pelo presidente da federação, Acy Marcos dos Santos. Eles acompanharam o Campeonato Norte de Golfe, que foi realizado com sucesso absoluto no Castanhal Golf Club, de 13 a 15 de agosto, com a participação de 97 jogadores.
Após o campeonato, Pedro e Nomura se reuniram com dirigentes locais e chegaram à conclusão que as primeiras medidas para o desenvolvimento do golfe na região são a contratação de novos profissionais e o convênio com escolas e hotéis para aumentar o número de praticantes.
“Fiquei impressionado com o entusiasmo dos dirigentes do golfe local”, comentou Pedro. “Temos seis campos de golfe no Norte e é fundamental que esta vontade explícita dos dirigentes se transforme em mais investimentos para o crescimento do esporte na região”, completou.
A segunda visita foi à Federação Pernambucana de Golfe, no Recife (PE). Pedro foi recebido pelo presidente da federação, Jorge Vasconcellos, pelos dirigentes da FPEG e do Caxangá Golf Club. O clube mostrou o projeto já em andamento de ampliação do campo, que atualmente é de 13 buracos, para 18 buracos.
Há grandes expectativas para o Caxangá Golf Club realizar a Copa dos Campeões em 2005. Para Pedro esta é uma iniciativa fundamental para a integração do golfe brasileiro.
Outros dois projetos mostrados aos dirigentes da CBG foi um projeto de campo de golfe em Porto de Galinhas – Recife, e um campo já em fase final de construção em Gravatá – Recife.
Finalizando a viagem, Pedro Cominese visitou o Morro do Chapéu Golfe Clube, em Nova Lima – Minas Gerais. Foi recebido pelo presidente do clube, Antônio Machado. O clube é filiado diretamente à CBG, pois Minas Gerais ainda não possui federação própria. Aliás, uma das pautas do encontro foi a formação da Federação Mineira de Golfe, que sem dúvida, alavancaria o crescimento do esporte no Estado.
Outra ação discutida pela CBG e pelos dirigentes do Morro do Chapéu foi o projeto de ampliação do campo de nove para 18 buracos e a reforma da sede, dando a possibilidade do clube mineiro de receber eventos oficiais.
Grazziella Guerra
Depto. Comunicação CBG