Começando a jogar
Se vocês acham que aqui na Áustria é só ter algumas aulas de golfe, sair no campo e tirar o HCP para poder disputar um torneio, vocês se enganam. Aqui, um iniciante tem de passar por várias provas. O HCP também funciona bem diferente do que no Brasil.
Ano a ano cresce o número de jogadores de golfe aqui na Áustria. Em 2007, a Con-federação Austríaca de Golfe registrou 10 mil golfistas.
Aqui, não é só comprar os tacos, bater umas bolinhas e ir para o campo. Para poder sair no campo o iniciante tem que tomar 16 aulas de golfe e quatro aulas de regras e etiqueta. Depois dessas aulas, o jogador se inscreve para três provas. A primeira é a de regras, depois a de etiqueta e, por último, a de jogo.
Na prova de jogo o golfista precisa jogar abaixo de 25 acima em 9 buracos. Depois de passar por todas essas provas, o jogador pode sair no campo. Seis meses depois o jogador se inscreve na prova de torneio. O jogador tem que jogar abaixo de 45 acima em 18 buracos. Pas-sando essa prova, ele tira o HCP.
O sistema de HCP aqui também é diferente. Aqui também temos o slope sistem, mas, mesmo assim, o HCP é feito diferente. No Brasil vale qualquer volta para HCP, aqui na Áustria só valem as voltas no torneio. O HCP também é calculado diferente. Nao é a média dos 10 melhores cartões, e sim os pontos stablefords que você faz.
A cada ponto acima de 35 é menos 0,1 no HCP; e se você joga menos de 35 você a-diciona 0,1 no seu HCP. Um exemplo: O seu HCP é 8,0 e você jogou 40 pontos. O seu HCP vai abaixar automaticamente para 7,6. No dia seguinte você joga e só faz 34 pontos. O seu HCP vai subir automaticamente para 7,7.
Bom, essa é a maneira como o iniciante austríaco entra para o envolvente mundo do golfe. Até a próxima coluna.
A colunista é campeã do Amador Juvenil 2007, tem 17 anos e é sócia do São Fernando Golf Club. Atualmente treina na Áustria.