Confederação Brasileira de Golfe

Bureau com força total

11 de março de 2008

Uma coletiva de imprensa deu início nesta quarta-feira dia 12 no WTC, em São Paulo, ao evento de três dias que marca o lançamento do Plano Estratégico do Bureau Brasileiro de Turismo de Golfe (BBTG). Estiveram presentes o presidente da Confederação Brasileira de Golfe, Álvaro Almeida, o coordenador do Bureau Brasileiro de Turismo de Golfe, Albert Gauss, o diretor de Turismo de Lazer e Incentivo da Embratur, José Luiz Cunha, e o diretor de turismo do BBTG, Michael Nagy, além do britânico Peter Walton, presidente da International Association of Golf Tour Operators (IAGTO, ou Associação Internacional dos Operadores de Turismo de Golfe), uma das maiores autoridades mundiais no assunto.

A IAGTO, entidade ao qual o Bureau é filiado juntamente com outros 1.100 membros, entre agências, operadoras, hotéis, resorts e companhias aéreas, representa 85% do mercado mundial de turismo de golfe, setor que movimenta US$ 30 bilhões a cada ano. “Esse é um dos mercados mais lucrativos do mundo. A maioria dos golfistas está à procura de novos destinos de golfe”, disse Walton. Ele destacou que o turista golfista costuma gastar entre 50% e 100% a mais do que os turistas convencionais.

Walton aproveitou para anunciar que o Brasil passa a abrigar, a partir de agora, um dos oito capítulos mundiais da IAGTO. A IAGTO Brasil será coordenada pelo BBTG e servirá para dar suporte para os membros da entidade no Brasil, como acesso a estudos e informações sobre o mercado de turismo de golfe. Walton ainda ofereceu à Embratur a possibilidade de o país sediar, em março do ano que vem, o IAGTO Destination Convention, feira voltada para a promoção de destinos de golfe. “O Brasil é um destino de golfe natural”, disse Walton.

“O golfe é um segmento que queremos trabalhar ativamente. O Brasil tem uma variedade grande de opções, como turismo cultural e turismo de negócios, e todas essas opções podem ser alinhadas com o golfe”, disse José Luiz Cunha, diretor de Turismo de Lazer e Incentivo da Embratur (à dir.). “Nosso objetivo é trazer ao país turistas que passem mais dias no Brasil e que gastem mais. O golfista se encaixa perfeitamente nesse perfil”, completou.

“O convênio com a Embratur será essencial para o crescimento do turismo de golfe brasileiro”, disse Álvaro Almeida, presidente da Confederação Brasileira de Golfe. “Estamos convictos de que o resultado será muito bom em termos de novas divisas para o país”, afirmou.

Foi justamente para aumentar o número de turistas golfistas estrangeiros no país que o a Confederação Brasileira de Golfe, por meio do Bureau Brasileiro de Turismo de Golfe, firmou com a Embratur o maior convênio já feito até hoje na história do esporte no País para a promoção internacional do país como destino turístico de golfe. Durante todo o ano, várias ações serão desenvolvidas tendo como alvo mais de 10 países. Estão previstos recursos na ordem de R$ 800 mil.

O convênio prevê ações de promoção internacional, de treinamento e de inteligência comercial, além da realização de uma ampla e inédita pesquisa sobre turismo de golfe em nosso País. Todas essas iniciativas visam essencialmente o desenvolvimento do esporte no Brasil e o fortalecimento de todas as entidades, federações, clubes, jogadores e empreendimentos de turismo envolvidos com o golfe no país. Os mercados internacionais focados neste plano são os que possuem um número significante de golfistas e que oferecem vôos internacionais diretos para o Brasil. Entre as ações previstas estão:

– Produção de material promocional como vídeos, folheteria, Guia Técnico e brindes
– Missão comercial e workshops
– Participação em feiras e eventos como PGA Show, PGA Fall, UK Golf Show e IGTM 2008 e realização de três Fam Tours (Caravana Brasil)
– Promoção de Noites Brasileiras no exterior para formadores de opinião
– Divulgação em mídia especializada
– Atualização e manutenção de website com tradução para três idiomas, novas seções, área restrita para associados, newsletter informativa
– Treinamento de agentes locais para a realização de Fam Tours
– Desenvolvimento de pesquisa sobre o turismo de golfe brasileiro

Circularão pelo WTC Hotel até a sexta-feira dia 14 dirigentes da entidade, investidores, funcionários e diretores da Embratur, jornalistas, associações de turismo e representantes de campos de golfe, do segmento hoteleiro, de companhias aéreas e de governos estaduais e secretarias de turismo.

Na quinta-feira 13, acontecerão reuniões e treinamentos voltados aos empreendimentos filiados ao Bureau, que terão a oportunidade de conhecer o Plano Estratégico em detalhes. O evento se encerra na sexta-feira com uma apresentação das ações previstas para este ano para o segmento hoteleiro e com encontros com novos investidores em campos de golfe. O evento também serviu para apresentar a nova logomarca do Bureau Brasileiro de Turismo de Golfe.

O evento conta com o patrocínio da TAM, da TAM Viagens e do WTC.

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