Confederação Brasileira de Golfe

Brasil comemora o merecido dia do golfista (Guillermo Piernes)

12 de setembro de 2006
O Dia do Golfista no Brasil existe e nesta sexta-feira 15 a data será celebrada com o lançamento oficial do sistema internacional que mede as dificuldades dos campos de golfe no país e permitirá que se estabeleçam com maior precisão os níveis de destreza ou handicap de cada jogador.

O presidente da Confederação Brasileira de Golfe, Álvaro Almeida, reúne em São Paulo, os presidentes das federações estaduais para celebrar a implantação do sistema, patrocinado pelo Unibanco. Criado em 1972 pela United States Golf Association (USGA), o sistema passa a ser adotado no Brasil após uma detalhada avaliação de seus 105 campos de golfe, sob a coordenação de Miguel Dorin, quem teve um treinamento técnico na USGA.

A diferença essencial é que o sistema, ao ser implantado, considera as dificuldades existentes em cada campo de golfe e sua influência no desempenho do praticante, enquanto o atual sistema basicamente leva em conta a distância de percurso de cada campo. O handicap serve para equilibrar as disputas entre jogadores amadores de golfe. O email golfe@cbgolfe.com.br foi aberto pela CBG para esclarecer dúvidas e o site técnico www.letsgolf.com.br apresenta informação para jogadores e clubes. A CBG também distribuirá 10 cartilhas explicativas sobre o sistema que chega ao Brasil.

A criação do Dia do Golfista foi aprovada no ano passado em Curitiba. Na capital paranaense a comemoração terá este ano um brilho especial durante o fim de semana, quando se realiza a etapa final do Oitavo Torneio Audi de Golfe, no Alphaville Graciosa, após três classificatórias.  “O bom nível técnico garante uma grande e disputada final”, disse Denisse Cecatto, gerente de comunicação corporativa da Audi.

Além de um Pro-Am, o III Torneio Imprensa, o evento de golfe da montadora contará om uma clinica e um torneio de putting-green para as crianças do projeto Gralha Azul, da Universidade Federal do Paraná, um dos integrantes do Programa de educação do Instituto Ayrton Senna.

Desde 1998, a Audi é aliada do Programa Educação pelo Esporte, desenvolvido pelo Instituto Ayrton Senna,  e já atendeu mais de 80 mil crianças em projetos realizados em 14 universidades parceiras de todo o Brasil. O Instituto recentemente anunciou seu ingresso no golfe em prol de recursos e parceiros corporativos para a sua obra. O Dia do Golfista existe, é celebrado e também  merecido. 

* Guillermo Piernes é consultor corporativo e palestrante de golfe. Escritor e jornalista, assina a as colunas de golfe da Gazeta Mercantil e revista Forbes. Autor de Comunicação na América Latina (Ed. UnB) e Tacadas de Vida (Ed. JB). piernes@yahoo.com

Pódio
Pernambuco: A nova diretoria da Federação Pernambucana de Golfe assumiu com o compromisso de acelerar o crescimento do esporte nesse estado com parcerias e novos projetos. A Fepeg é presidida por Douglas Delamar e tem como vice-presidentes Luiz Uchoa da Silva, Luis Noronha e Roberto Teixeira.


Bahia: Os hotéis e resorts Costa do Sauípe, Sofitel Salvador, Iberostar, Transamérica Ilha de Comandatuba e Terravista Trancoso anunciaram a criação da Federação Baiana de Golfe sob a presidência de Isaac Newton, desmembrando-se assim da Federação Centro-Oeste/Nordeste de Golfe (Fecong).

Centros: O novo centro de treino de golfe Banana Golf, está localizado na Rua Serviente 4, Quadra 7, Lote 9, Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro. O site www.golfeamador.com.br registra todas as informações técnicas das escolas de golfe do estado de São Paulo.

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site