As melhores no Brasil
Algumas das melhores golfistas do mundo já estão no país para a disputa do HSBC LPGA Brasil Cup, que ocorre nos dias 24 e 25 no Itanhangá Golf Club. Nesta quarta-feira, várias jogadoras aproveitaram a manhã para treinar no campo, entre elas Candy Hannemann, as americanas Allison Fouch e Christina Kim, as suecas Louise Friberg e Carin Koch e a escocesa Catriona Matthew.
À tarde, Ângela Park, Candy, a amadora paranaense Patrícia Carvalho e as americanas Allison Fouch e Christina Kim visitaram o projeto social do Banana Golf, no bairro de Vargem Grande. Apesar da intensa chuva que as impediu de jogar no campo, as jogadoras foram a atração para jovens carentes de 10 a 16 anos da comunidade Cachorro Sentado, que há mais de um ano praticam golfe no local e que participaram de uma clínica com as golfistas do LPGA.
"Espero que a minha presença tenha servido de inspiração para as crianças. Elas têm capacidade para jogar. Espero também que o golfe sirva cada vez mais para melhorar sua auto-estima", disse Ângela Park (na foto ao lado com alguma das crianças).
Candy está satisfeita de voltar ao Brasil, pois não vinha ao país há dois anos. Aos 28 anos, ela mora nos Estados Unidos e divide sua rotina entre as cidades de Boston, onde mora seu noivo (Adam Grossman, executivo do time do Red Box de Baseball), e a de Orlando. "No inverno sempre vou para a Flórida treinar”, conta a jogadora, 138ª no ranking da LPGA.
Na HSBC LPGA Brasil Cup, ela terá de driblar uma lesão no punho direito. "Já convivo com o problema há algum tempo e estou com a cirurgia prevista para fevereiro”, adianta, sem apontar favoritas. “Como toda etapa do tour da LPGA, a disputa é totalmente imprevisível. Espero que o evento seja um sucesso e sirva de incentivo para a prática do golfe no país”, afirma a jogadora, formada em Ciências Políticas.
Como boa carioca e anfitriã, Candy (na foto abaixo, durante o treino) aconselha as golfistas estrangeiras a visitarem o Cristo Redentor, o Maracanã e o Posto 9, em Ipanema. "A maioria nunca esteve no Brasil. Quem conhece o Cristo e visita Ipanema entende o que é a cidade, conhece o espírito do carioca”, diz ela.
“Estou gostando muito da cidade. Acho que minha alma é um pouco brasileira”, disse a americana Christina Kim, que cativou os alunos do Banana Golf com seu jeito brincalhão e suas roupas chamativas – na ocasião, vestia um modelo cor-de-rosa e uma boina da mesma cor. “Quero morar aqui!”, brincou, para depois falar sério: “Gostei muito do campo. É lindíssimo e muito desafiador. Quero jogar um golfe de alto nível”, disse.
A HSBC LPGA Brasil Cup será disputada em 36 buracos, com premiação de 500 mil dólares. A entrada é franca. No dia 23, antecedendo o evento, acontece o Torneio Pro-AM, reunindo jogadoras, convidados e celebridades.
Coletiva de imprensa – As brasileiras Ângela, Candy e Patrícia participam nesta quinta-feira (22), às 12h, de uma entrevista coletiva, no Itanhangá Golf Club. O evento marca a abertura da competição, inédita na América do Sul. Será a primeira vez que Ângela e as jogadoras profissionais de golfe disputam um torneio oficial no país.
A HSBC LPGA Brasil Cup reunirá três golfistas que estão entre as 20 melhores do mundo: a coreana Eun-Hee-Ji (15ª), a brasileira Ângela Park (17ª) e a americana Laura Diaz (20ª). A entrada para os dois dias de competição (24 e 25) é franca e o SporTV irá transmitir ao vivo, a partir das 13 horas, no sábado e domingo.
Feras em campo – A lista completa das jogadoras que disputam a competição inclui representantes de seis países: Brasil: Ângela Park (17ª colocada no ranking da LPGA), Maria Cândida Hannemann (138ª) e Patricia Carvalho (amadora); Coréia do Sul: Eun-Hee-Ji (15ª) e Jimin Kang (51ª); Estados Unidos: Laura Diaz (20ª),Christina Kim (27ª), Leta Lindley (39ª), Kristy McPherson (47ª), Allison Fouch (50ª) e Jill Mcgill (62ª); Inglaterra: Karen Stupples (23ª); Suécia: Louise Friberg (48ª) e Carin Koch (54ª); Escócia: Catriona Matthew (41ª).
A HSBC LPGA Brasil Cup tem o patrocínio de HSBC, Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, Light e Autodesk; co-patrocínio de Grupo Libra, BMW e Vivo; apoio da Confederação Brasileira de Golfe e da Federação Estadual de Golfe do Rio de Janeiro. A organização e a promoção são da Brasil 1 Esporte e Entretenimento.