Vicky Whyte será diretora e árbitro no Mundial
A brasileira Victória Whyte (foto) será a Diretora do Torneio Espirito Santo Trophy, o Campeonato Mundial por Equipes Feminino, e também atuará como árbitro, na competição que é a mais importante do mundo para amadores e que acontecerá de 20 a 23 de outubro em Porto Rico. “Eu sou a Chairman of the Womens Division da International Golf Federation, isso quer dizer Presidente do setor feminino da Federação Internacional de Golfe. Estou neste cargo desde 2000 e meu mandato vai até 2006”.
Vicky também faz parte do Conselho Administrativo da FIG junto com o Presidente da USGA e o Presidente do Royal & Ancient Golf Club of St Andrews. Os únicos outros países da América Latina que fazem parte deste Conselho são Argentina e México.
“No Mundial, que acontece a cada dois anos, temos o recorde de 50 países inscritos para o feminino. As equipes são de três jogadoras, valendo os dois melhores resultados por dia. Nas reuniões do Conselho Administrativo do FIG em Porto Rico, será dada importância para o fato de tentarmos incluir o golfe como esporte na Olimpíadas de 2008”, informou a dirigente.
Equipes brasileiras
O Brasil estará representado por Roberto Gomez (SP), Octávio Villar (RS), Felipe Lessa (RS), Ruriko Nakamura (SP), Patrícia Carvalho (PR) e Mariana De Biase (RJ).
Roberto Gomez é o jogador mais experiente da equipe e tem um motivo a mais para ficar feliz com a convocação. “Apenas dois jogadores em todo o mundo já disputaram 11 Mundiais. Com a participação deste ano, eu também estarei batendo esse recorde, que é oficial do R&A”, comemora o jogador. Os capitães serão Richard Conolly (Membro do R&A), da equipe masculina, e Elisabeth Nickhorn (17 vezes Campeã Brasileira), da feminina.