Uma rápida volta ao mundo – Coluna de Guillermo Piernes
O ranking mundial é encabeçado há 413 semanas consecutivas pelo norte-americano Tiger Woods, seguido pelos seus compatriotas Jim Furyk e Phil Mickelson, Adam Scott (Austrália), Vijay Sing (Fiji). Ernie Els (África do Sul), Retief Goosen (África do Sul), Luke Donald (Inglaterra), Sergio Garcia (Espanha) e Geoff Ogylvy (Austrália). O melhor sul-americano classificado no ranking mundial é o argentino Angel Cabrera na posição número 22, sem brasileiros entre os primeiros 400 da lista.
No ranking europeu o líder é o inglês Paul Casey, escoltado pelo irlandês Padraig Harrington, o também inglês David Howeel, o sueco Robert Karlsson e o sul-africano Ernie Els. Os sul-americanos que estão nesse ranking são os argentinos Angel Cabrera e Ricardo Gonzalez, nas posições 14 e 59. O brasileiro Alexandre Rocha ocupa a posição 123.
No tour sul-africano, os locais Steve Basson, Rossow Loubser e Thomas Aiken dominam as três primeiras posições, com o brasileiro Adilson da Silva no quarto lugar do ranking do Sunshine Tour.
O ranking sul-americano dos profissionais é encabeçado pelo argentino Angel Cabrera, seguido de Camilo Villegas (Colômbia), Andrés Romero (Arg), Ricardo Gonzalez (Arg), Carlos Franco (Paraguai), José Cóceres (Arg), César Monastério (Arg), Felipe Aguilar (Venezuela). Na nona posição figura o brasileiro Alexandre Rocha.
No ranking profissional feminino da LPGA domina a mexicana Lorena Uchoa, a sensação da temporada que cortou uma serie de vários anos de liderança da sueca Annika Sorenstam. Em terceiro lugar no ranking figura a australiana Karrie Webb. A brasileira Maria Cândida Hannemann está colocada na posição 81.
A maioria dos grandes golfistas profissionais do mundo passou por equipes universitárias. A semente no Brasil foi plantada pela Fundação Álvares Penteado, com a criação da primeira equipe universitária e apoio a iniciativas de desenvolvimento do esporte, ainda no campo amador.
A instituição promove a II Faap Golf Experience, de 10 a 12 de novembro, no Blue Tree de Mogi das Cruzes. Será um evento especial para cerca de quinhentos convidados, que além de torneio de golfe de dois dias tem previstos desfiles de moda, momentos de gastronomia, arte, cultura, apresentação de altas tecnologias em carros e motos, iates e helicópteros, e mais um show especial, segundo o site www.omelhordavida.com.br.
O evento traz ao Brasil a Simon Plumb, profissional certificado da PGA, da St. Andrews Golf Links Academy da Escócia. “Um final de semana para cultuar o estilo golfe de ser e viver”, segundo os organizadores do encontro.
* Guillermo Piernes é consultor corporativo e palestrante de golfe. Escritor e jornalista, assina a as colunas de golfe da Gazeta Mercantil e revista Forbes. Autor de Comunicação na América Latina (Ed. UnB) e Tacadas de Vida (Ed. JB). piernes@yahoo.com